O prefeito Marcus Alexandre abriu nesta sexta-feira, 1, o 1º Seminário Municipal de Saúde da Pessoa Com Deficiência, evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) em parceria com o Governo do Estado e organizações da sociedade civil.
O seminário ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Educação com a presença de ativistas dos direitos humanos, dos vereadores Marcelo Jucá e Marcelo Macedo; do presidente da Associação dos Portadores de Deficiência Física do Acre (ADERF), Robervaldo Lima; do presidente do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência, Roberto Craveiro, e da presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Elisama Lima, entre vários outros.
O Ministério da Saúde, através da portaria 1060 de 2002 instituiu a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Essa política é um resultado de múltiplos movimentos e longa mobilização nacional e internacional de atores sociais e institucionais. O Brasil não tem medido esforços para organizar, em termos de dados estatísticos, sobre quem e quantos são as pessoas com deficiência, levando em consideração as suas especificidades. Objetivando incluí-las no meio social, o que significa respeitar as necessidades, condições e possibilitar o acesso aos serviços públicos, aos bens culturais e artísticos e aos produtos decorrentes dos avanços sociais, políticos e tecnológicos.