O Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, estará em Rio Branco na próxima sexta-feira (12), pela manhã. Ele vem ao Estado a convite do deputado federal e presidente regional do PRB, deputado federal Alan Rick e da classe empresarial para, a partir das 10h, realizar o lançamento dos Programas Nacional de Cultura Exportadora – PNCE e Brasil Mais Produtivo, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC).
No mesmo encontro, com presença de empresários de diversos setores do Estado, serão debatidos assuntos relacionados à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a atuação da Suframa no Estado, além das lojas francas nos municípios localizados na linha de fronteira.
Segundo Alan Rick, a visita do ministro ao Acre é de extrema importância para o desenvolvimento regional e uma oportunidade para debater com o empresariado local possibilidades de expansão e crescimento.
“Esta semana tivemos duas importantes vitórias no Congresso Nacional. A primeira foi a aprovação na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), do meu relatório apresentado ao Projeto de Lei 4.581, do deputado Léo de Brito, que altera o art. 2° da Lei n° 8.857/1994, para configurar novos limites às Áreas de Livre Comércio de Brasiléia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul – a Zona Franca Verde.
Outra vitória importante foi a aprovação na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) do meu projeto que trata da criação de Free Shops (lojas francas) nos municípios de fronteira.
“Vamos aproveitar a visita do Ministro Marcos Pereira para tratarmos dessa questão com o empresariado local”, disse Alan Rick.
O deputado lembra que uma das bandeiras do seu mandato é a geração de emprego e renda no estado, através de ações de apoio a iniciativa privada e a visita do ministro, aliada a essas duas importantes vitórias na Câmara dos Deputados, fortalecem essa proposta, que deixa de ser apenas um ideal, para tornar-se realidade.
O programa Brasil Mais Produtivo é uma ação focada na melhoria do processo produtivo das empresas nacionais e tem como objetivo aumentar em pelo menos 20% a produtividade de cerca de três mil empresas industriais de pequeno e médio porte em todo o Brasil.
Já o PNCE faz parte do Plano Nacional de Exportações (PNE), uma iniciativa que oferece ao setor produtivo ferramentas de capacitação, consultoria e inteligência comercial com o objetivo de impulsionar a economia brasileira a partir das exportações. O programa prevê modificações rápidas e de baixo custo nas empresas para alcançar ganhos expressivos de produtividade por meio de técnicas de manufatura enxuta.