A Fameta não achou nada engraçada a brincadeira feita pelo DesACREditados, página de humor local no Facebook, que citou em uma de suas postagens a faculdade. Por causa disso, a instituição de ensino sugeriu por meio de um comunicado oficial aos responsáveis pela página, os estudantes Lucas Dutra e Wesley Yuri, a retirada da postagem, com ameaças de ação judicial “de ressarcimentos dos danos morais sofridos por difamação”.
A postagem do DesACREditados consistia numa brincadeira com perguntas contendo diversas empresas conhecidas no Acre, incluindo universidades, entre elas a Fameta, além da Contax, e crédito para as previsões de Davi Friale, junto com uma legenda. Para cada item escolhido, o internauta recebia uma pontuação.
No comunicado, a Fameta alegou que o conteúdo “prejudica a imagem da empresa” e solicitou a exclusão da postagem num prazo de 24 horas.
Os administradores do DesACREditatos resolveram excluir o post após as ameaças da Fameta.
Em conversa com o ac24horas, um dos administradores disse que “a página é humorística e não tem a intenção de ofender ninguém. “Nunca pensamos em ofender ou prejudicar ninguém. Sobre o comunicado que recebemos, achamos que eles foram infelizes ao tentar nos calar. Sem sombra de dúvidas vamos continuar. E os curtidores dão cada vez mais a certeza dessa decisão. Nós apagamos o post em respeito. Também porque estamos ocupados demais na faculdade pra termos outras preocupações agora, e não possuímos advogado. Jamais por medo.”
Eles publicaram o comunicado e receberam apoio de diversos seguidores que entenderam a publicação como uma mera brincadeira, ao contrário do que pensa a faculdade.
Procurado, o diretor da Fameta, Dawerson da Paixão, informou que o pedido foi feito por um dos sócios proprietários da instituição que considerou a postagem injusta.
“Quem deu entrada no pedido foi um dos mantenedores que pediram essa intervenção porque achou injusto o comentário porque uma instituição com índice de quatro no MEC, a melhor do estado do Acre, a quarta melhor da região norte, então é uma situação que estava ofendendo machucando os profissionais que trabalham e os alunos também”, concluiu o diretor.