Os moradores do Acre e de parte do Amazonas estão mais próximos de ter de volta o fuso horário com duas horas a menos em relação ao horário de Brasília. A proposta que restabelece o horário antigo (PLC 43/2013) será votada na tarde dhoje, 8, no plenário do Senado, com análise em regime de urgência.
Sob a justificativa de que a população local sofria prejuízos econômicos, sociais e culturais por causa da diferença em relação ao restante do país, em 2008 a Lei 11.662, de autoria do então senador Sebastião Viana (PT-AC) reduziu o fuso horário dessa região a apenas uma hora a menos em relação a Brasília.
A mudança, no entanto, não agradou à maioria da população. O descontentamento foi comprovado em 2010, quando os eleitores do estado do Acre participaram de um referendo sobre o tema e escolheram a volta do antigo fuso.
Nesta manhã, por meio de sua página no facebook, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) destacou a importância da votação. “Amigos do face . Hoje se Deus quiser, vamos votar no plenário do senado o projeto que devolve o nosso horário. Estamos trabalhando para que a vontade do povo seja respeitada”, disse