A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) convoca os indígenas para uma manifestação nacional em favor da Constituição Federal. No Acre, o protesto acontece na Casa dos Povos Indígenas, no centro de Rio Branco, a partir das 7 horas da manhã do dia 04.
Segundo a APIB após concentração os indígenas saíram em passeata até a direção da AGU e depois para o Palácio Rio Branco.
Para o movimento, a Constituição Federal sofre um ataque articulado por poderosíssimos grupos econômicos contra os direitos constitucionais de grupos vulneráveis e subalternos: os povos indígenas, os quilombolas, outros povos e comunidades tradicionais; e, se pudermos dizer assim, contra os direitos da natureza, da própria biodiversidade.
“Um ataque articulado por representantes do agronegócio, do hidronegócio e das grandes corporações do setor de energia e mineração, que contam ora com o apoio explícito, ora com a omissão, ora com a conivência e/ou cumplicidade envergonhada do atual governo, e que visa desconstituir os territórios da diversidade no país para abri-los ao jogo dos seus interesses e à sua exploração”, diz o documento de articulação do evento.