O prefeito de Rio Branco Marcus Viana (PT) participou essa semana do seminário “Engenharia Urbana: Cidade e Mobilidade – Engenharia e Arquitetura Pública”, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Acre. Viana foi um dos debatedores.
O seminário discutiu a questão da regularização fundiária, a regulação da vazão do rio Acre, onde está sendo realizado um estudo de viabilidade em torno da construção de barragens e lagoas de regulação, além do projeto habitacional do governo, o Cidade do Povo.
Marcus Viana disse que a mobilidade urbana representa hoje um dos maiores desafios e que Rio Branco tem os mesmos problemas de grandes cidades. “Precisamos nos preparar porque Rio Branco começa a viver os problemas de uma grande cidade”, declarou.
Entre os fatores que mais preocupam está o aumento da frota. Em 2005, havia 55 mil veículos, hoje a frota ultrapassa 198 mil veículos circulando na cidade.
O prefeito garantiu que nos próximos anos, a prefeitura de Rio Branco pretende, em parceria com o governo do Estado e do governo federal, promover mudanças importantes em sete pontos da cidade.
Entre essas mudanças está a duplicação da Avenida Getúlio Vargas, do Juventus até o Posto Thalma, a duplicação da estrada das Placas, do trecho que vai da rotatória de acesso ao bairro Tancredo Neves até a rotatória do Posto Thalma, da estrada Apolônio Sales, do trecho que vai do posto Thalma até as mangueiras, além da duplicação da estrada da Floresta, que vai da rotatória do shopping Via Verde até a rotatória da estrada do Calafate e também as ruas Campo Grande e São Salvador na Baixada da Sobral.
Outro compromisso que foi assumido para garantir a mobilidade urbana é congelar o preço da tarifa dos ônibus até novembro de 2014.