O governador e médico Sebastião Viana usou sua página no Facebook para fazer um alerta sobre a vacina contra o HPV em pré-adolescentes, campanha lançada pelo Ministério da Saúde, que começa em 2014 e que pretende imunizar meninas com idade entre 10 e 13 anos.
“Essa vacina é muito importante, não deixem de vacinar as meninas de 10 a 13 anos contra HPV”, informou o governador.
O anúncio do Ministério da Saúde foi feito na quarta-feira passada, em Brasília, durante a solenidade de 40 anos do Programa Nacional de Imunização.
O que é HPV?
O Papilomavirus Humano (HPV) é o nome dado a um grupo que inclui mais de 100 tipos de vírus. A única forma visível da doença provocada por esse microorganismo são verrugas, também conhecidas como “crista de galo”, que aparecem nas regiões genitais de homens e mulheres. No entanto, só os tipos mais suaves do HPV desenvolvem tais sintomas. Os que atuam de maneira secreta podem produzir problemas mais sérios e levar ao câncer.
O Brasil é um dos líderes mundiais em incidência de HPV. As vítimas preferenciais são mulheres entre 15 e 25 anos, embora a doença também acometa os homens. Especialistas acreditam que o número menor de registros entre pessoas do sexo masculino tenha como origem a baixa procura dos homens por serviços de urologia, por fatores como o preconceito ou a falta de informação.
O HPV é transmitido pelo contato genital com a pessoa infectada (incluindo sexo oral) e por via sangüínea, de mãe para filho na hora do parto. Na maioria das vezes, a infecção é transitória e desaparece sem deixar vestígios. Por isso, quando se realiza o diagnóstico, não se consegue saber se a infecção é recente ou antiga. A doença viral pode permanecer sem se manifestar no corpo da pessoa.
(fonte: Ministério da Saúde)