Com menos de um ano à frente da universidade, a gestão “Inova” acaba de contribuir com mais um marco histórico para a Universidade Federal do Acre (Ufac). Trata-se da aprovação das reformulações no “Estatuto da Ufac” e no “Regimento Geral”, dois documentos que norteiam a instituição.
Foram três dias e meio de discussões que envolveram representantes de toda a comunidade universitária. A aprovação veio do Conselho Universitário (Consu) da Ufac, que é composto por docentes, discentes e técnico-administrativos.
A reitora em exercício da Ufac, Guida Aquino, falou da importância dessa aprovação para a universidade. “Parabenizo o Conselho Universitário por esse trabalho de aprovação do estatuto e ‘Regimento Geral’ da Ufac, em um processo que foi construído coletiva e democraticamente, já que todos tiveram a oportunidade de colocar suas proposições para compor um direcionamento em que a Ufac só tem a ganhar”, declarou.
O estatuto é um documento que normatiza todas as atividades contidas na Ufac. Nele estão as finalidades e os objetivos da universidade, os princípios de sua organização e estrutura, como as instâncias colegiadas, os órgãos executivos, os cursos, a comunidade universitária e outros. Já o “Regimento Geral” regulamenta os dispositivos constantes no estatuto nos aspectos de organização e de funcionamento comuns aos vários órgãos e às instâncias deliberativas.