Declaração do governador foi dada na manhã de hoje, 18, na abertura da Semana de Trânsito.
A Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente em todo o país, foi aberta nesta quarta-feira, 18, no Acre, durante solenidade na sede da Ciatran, no 2º Distrito de Rio Branco, com a presença do governador Sebastião Viana.
Do evento participaram secretários de Estado, policiais de trânsito e servidores do Detran.
Em seu discurso, Sebastião Viana lamentou os números dos acidentes no Brasil ao dizer que por ano, 42 mil pessoas morrem vítima da imprudência no trânsito.
“Este ano nós já reduzimos 179 internações hospitalares em razão de acidentes no trânsito. Imagine o que signifique isso pra vida de um idoso, de uma criança e é por isso que eu insisto que o governo não ta preocupado com a multa pelo radar, o que o governo quer é reduzir acidentes. Porque 500 multas de radar não pagam 20 dias de um doente internado com traumatismo grave numa UTI. O que nós queremos é salvar vidas. O Brasil não tem o direito de permitir ainda que 42 mil pessoas sejam assassinadas todos os anos no trânsito”, disse Sebastião.
O objetivo da Semana de Trânsito é sensibilizar a sociedade para a problemática provocada pelas mortes e mutilações no trânsito. Este ano o tema é Década Mundial de Segurança no Trânsito: Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito, Efeitos, Responsabilidades e Escolhas.
A abertura nacional do evento aconteceu em Brasília, nesta terça-feira.
No Acre, entre as atividades programadas está uma grande blitz educativa que será realizada simultaneamente em todos os estados brasileiros. Também estão programadas exposição fotográfica, cicleata e palestras. A programação vai até o dia 28 deste mês.