A partir desta quarta-feira (18) será realizada uma série de atividades no estado para conscientizar a população sobre o Alzheimer, que é uma doença degenerativa que causa a morte gradual dos neurônios, provocando a perda de memória e de outras funções cognitivas, como raciocínio, juízo crítico, orientação, dentre outras.
A ideia é fornecer informações para familiares, cuidadores, instituições públicas e privadas e para toda a população, buscando chamar a atenção para a importância da conscientização e orientação para o correto tratamento ao portador da doença.
As atividades serão coordenadas pela Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) Regional do Acre, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) durante toda a semana. Com o tema “Alzheimer: eu não esqueço”, a entidade espera atingir amplamente a população, de modo a transmitir informações sobre a importância no tratamento e detecção dos sintomas iniciais da doença.
O Alzheimer é uma doença incurável, sendo considerado o tipo mais comum de demência. De modo geral, tem quatro fases sintomáticas, que vão desde as perdas parciais até as totais de memória (curto e longo prazo), confusão, irritabilidade e agressividade, alterações de humor, falhas na linguagem e desorientação.