Um abaixo-assinado digital foi lançado pelo Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Soldados da Borracha do Estado do Acre (SIACRE) solicitando aos deputados estaduais e senadores, que coloquem em votação a Proposta de Emenda à Constituição 556/2002, conhecida como a PEC dos Soldados da Borracha, que equipara o vencimento dos seringueiros com as aposentadorias dos pracinhas que serviram na Segunda Guerra Mundial.
A iniciativa faz parte das articulações dos representantes sindicais dos Soldados da Borracha, em favor da aprovação da PEC. A proposta tramita há 13 anos na Câmara dos Deputados e propõe novos benefícios aos soldados da borracha. “Esperamos que possa ser reparada a situação precária em que se encontram esses seringueiros que ajudaram os Aliados a vencer a Segunda Guerra Mundial”, diz o assistente social do Siacre, Luziel Carvalho.
Luziel Carvalho alerta para a pressa na aprovação da PEC, já que os Soldados da Borracha “vivem hoje com o benefício de apenas dois salários-mínimos, sem terem tido amparo governamental em saúde, moradia ou educação. Conclamados em 2012, como heróis da pátria, eles são na, verdade, mártires da desigualdade social brasileira. Dessa maneira, pedimos a aprovação imediata da PEC 556”, finaliza.
O abaixo-assinado pode ser acessado no seguinte endereço:
http://www.peticaopublica.com.