O Coordenador residente da Organização das Nações Unidas (ONU) e representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Brasil, Jorge Chediek, participará na próxima segunda-feira (9), em Rio Branco, de um seminário sobre os avanços do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Acre e no Brasil nas últimas duas décadas.
O evento, que está sendo organizado Governo do Estado e pelos gabinetes dos Senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, será realizado na Biblioteca Pública Estadual às 9h e deve contar ainda com a participação de um representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
O objetivo do seminário é debater com representantes da sociedade acreana as novas informações constantes no Atlas do Desenvolvimento Humano, elaborado pelo PNUD, IPEA e Fundação João Pinheiro que apontaram melhora significativa dos índices do IDHM dos municípios acreanos e do Estado.
O Brasil viveu uma radical mudança em qualidade de vida, distribuição de renda e educação entre 2000 e 2010. No Acre os números também mudaram muito nesse período. E pra melhor. Os dados que referendam essas afirmações estão no Atlas lançado no final de julho. O senador Jorge Viana esteve reunido em agosto para tratar do assunto com Chediek e recebeu dele a garantia de que o PNUD fará um relatório exclusivo e específico sobre os dados do Índice de Desenvolvimento Humano do Acre.
O senador acreano lembra que apesar dos enormes avanços nos números do desenvolvimento no Acre, nos últimos 15 anos é fundamental dar continuidade ao trabalho para ampliar essas melhorias. “Precisamos continuar avançando nas conquistas e vamos discutir este e outros assuntos de vital importância para o nosso Estado nesse seminário”, disse.
Assessoria