Menu

MPF investiga suposta retirada de órgãos de indígena em Roraima

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público Federal (MPF) em Roraima instaurou inquérito civil para apurar a possível retirada não autorizada de órgãos de corpos de indígenas Yanomami no estado. A informação foi divulgada pelo portal Roraima1.

A investigação teve início após relatos e indícios de que, em pelo menos um caso, partes do corpo — especialmente o cérebro — teriam sido retiradas após a morte de uma indígena do subgrupo Sanumá, em fevereiro de 2025, em circunstâncias violentas.

Anúncio

Como parte das diligências, o MPF solicitou esclarecimentos a uma funerária de Boa Vista sobre os procedimentos adotados em corpos de indígenas. O órgão quer saber se há práticas que envolvem remoção de órgãos ou tecidos, o que contraria os rituais funerários tradicionais do povo Yanomami.

A empresa também deverá informar se mantém diálogo prévio com as comunidades indígenas antes da realização de procedimentos e se oferece capacitação específica aos funcionários para garantir o respeito aos costumes e tradições locais.

O caso reacende o debate sobre a proteção dos direitos culturais dos povos indígenas e o respeito às práticas tradicionais relacionadas à morte e ao luto.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.