Uma operação da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu mais de 70 quilos de entorpecentes na noite de sexta-feira (20), no Rio Solimões. A carga, avaliada em aproximadamente R$ 1,57 milhão, estava escondida dentro de tubos de PVC e latas de frutas em calda, a bordo do navio Esmeralda.
A abordagem ocorreu por volta das 19h, durante fiscalização coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A embarcação havia saído de Tabatinga, na tríplice fronteira com Colômbia e Peru, e seguia com destino a Manaus.
O esquema foi descoberto com o auxílio do cão policial Delta, que indicou a presença de drogas em meio a materiais de construção e caixas de mantimentos no convés do navio.
Durante a vistoria, os policiais encontraram 84 tabletes de entorpecentes escondidos dentro de tubos de PVC, que estavam revestidos com manta de lã de vidro industrial para tentar disfarçar o odor. Também foram apreendidas cinco latas de alumínio que, em vez de frutas em calda, continham drogas.
Ao todo, foram apreendidos 65 quilos de maconha do tipo skunk e 5,5 quilos de pasta base de cocaína.
Um homem foi identificado como responsável pela carga e preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele e o material apreendido foram encaminhados à delegacia da Base Arpão 2, nas proximidades de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), onde o caso foi registrado.


















