Em Marechal Thaumaturgo, a Polícia Militar prendeu dois homens e apreendeu um menor na sexta-feira (20), suspeitos de roubos de embarcações na Comunidade Triunfo e na sede do município.
O dono de um bote deixou a embarcação amarrada às margens do Rio Juruá, na Comunidade Triunfo, na quinta-feira (19). Na manhã de sexta, percebeu o furto do bote, avaliado em R$ 8 mil.
A equipe da Operação Fluvial da PM foi acionada e se dirigiu à Comunidade Triunfo, onde localizou Gustavo, apontado como um dos envolvidos, em via pública. Ele afirmou que não chegou a manusear a embarcação diretamente, mas teria intermediado a ação entre o executor do furto e quem escondeu o material. Gustavo citou Diano e Cola como participantes.
Além do bote particular, foram encontrados com o grupo um bote pertencente à Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, que estava ancorado na Comunidade Acuriá, e cerca de 60 litros de gasolina, também de propriedade do município.
O menor apreendido afirmou que as embarcações estavam escondidas perto de sua residência: a da prefeitura, à margem do Rio Juruá, e a do homem, afundada para evitar a localização. Ele confirmou que os 60 litros de gasolina também estavam em sua casa.
A guarnição apreendeu o menor e deu voz de prisão a Gustavo. Durante a condução, Diano se apresentou espontaneamente, confessando ter emprestado uma canoa a um indivíduo conhecido como Cola, ciente de que seria usada para cometer os furtos. Ele também recebeu voz de prisão.
Segundo os suspeitos, o objetivo dos furtos era enviar as embarcações ao Peru, por meio do Rio Juruá-Mirim.
Outro caso
A Polícia Militar também constatou que Gustavo esteve envolvido recentemente em uma tentativa de roubo a transporte de valores em Marechal Thaumaturgo, em que um grupo armado tentava subtrair cerca de R$ 2 milhões. Ele ainda não foi monitorado por tornozeleira eletrônica, procedimento previsto em Cruzeiro do Sul.
O menor apreendido já tinha passagens por furto em Porto Walter, onde violou estabelecimentos comerciais.


















