Blog do Crica

Bocalom: “Sou candidato ao governo em qualquer cenário”

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

O prefeito Tião Bocalom (foto) já trabalha com a realidade de não ter legenda no PL, para disputar o governo. Foi o que deixou antever em mensagem enviada ao BLOG. Mas isso não o fará recuar na sua candidatura. “Sou candidato ao governo em qualquer cenário, pode ser pelo PSDB ou pelo AVANTE. Não tem recuo”, se posicionou Bocalom. Também, não se disse preocupado na montagem de chapas para deputado federal e deputado estadual. “Tenho muitos amigos que estão dispostos a integrar as chapas. Vamos fazer um deputado federal e vários deputados estaduais”, falou um decidido e convicto Bocalom. Essa sua declaração tira qualquer possibilidade de vir a recuar na sua intenção de ser candidato a governador. E reafirma sempre o bordão: “O povo é que pede para que eu venha a ser candidato ao governo”. Pelo visto, estará no jogo.

DELÍRIO DE MALÁRIA

Se não estivesse sadio- que Deus o mantenha assim – diria que o senador Alan Rick (Republicanos) estaria num surto de delírio de quem tem malária agravada, quando admite a possibilidade de ainda vir a ter o apoio do prefeito Tião Bocalom à sua candidatura ao governo. Esquece isso, Alan, isso não existe no jogo.

MALDADE COM O BOM PASTOR

Um leitor mandou o seguinte comentário, que eu publico, por seu teor não ser ofensivo à honra do bom Pastor da Assembléia de Deus, Luiz Gonzaga. “Agora sei que o Alan Rick vai perder a eleição para governador, depois de ver o apoio do Pastor Luiz Gonzaga à sua candidatura. Lançou o filho e a nora a vereador e deputado e ambos perderam. Apoiou o Petecão para o governo e este foi derrotado”. Que leitor maldoso, com o nosso bom Pastor!

MALANDRAGEM, DÁ UM TEMPO!

Composição mequetrefe essa da Câmara Federal. Aprovaram uma PEC que blinda os parlamentares de processos, até em patuscadas na aplicação das emendas parlamentares. Ainda bem que a tendência no Senado é derrubar a criação de uma casta imune à lei. Malandragem, dá um tempo!

GUILHOTINA AFIADA

Quem tiver cargo de confiança no governo, seja pessoal ou por meio de afilhados de políticos, serão todos demitidos se apoiarem candidatos adversários do governo. Perseguição? Coação? Não! O cargo de confiança implica em dizer que o ocupante tem que seguir a linha política do governo. Duvido que alguém que esteja no poder não faça da mesma maneira.

CONTINUA CALADO

Depois da publicação em primeira mão pelo BLOG de que estava reavaliando a sua candidatura ao Senado, o ex-senador Jorge Viana se trancou em copas e não voltou a falar sobre o assunto. Isso deixa um balão de ensaio no ar: JV será ou não candidato ao Senado?

IDÉIA DE JERICO

Chegou a ser aventada no governo a formação de três chapas para deputado federal, distribuindo os candidatos governistas das atuais duas chapas. Não sei quem foi a sumidade de ter essa idéia de jerico. Com duas chapas podem emplacar entre seis ou sete deputados federais, com as candidaturas pulverizadas este número cairia e beneficiaria adversários. Cada uma!

ACABOU A FARRA

Sabem o motivo por que razão os novos prefeitos eleitos na última eleição estão aparecendo mal nas pesquisas? Simples de explicar: acabou a farra das famigeradas emendas PIX, que engordou as negociatas de muitos ex-prefeitos. Terão que se contentar com o FPM ou com as emendas parlamentares normais. Alguns, não estão conseguindo nem pagar todos os credores das prefeituras. E vai piorar.

PERGUNTAS SEM RESPOSTAS

O senador Márcio Bittar (PL) vai apoiar a Mailza? Vai apoiar o Alan Rick? Vai liberar os candidatos da chapa do PL para apoiar ao governo quem bem entender? São perguntas no ar e ainda sem respostas devidas. Bittar continua calado, muito calado.

TEATRO DO OPORTUNISMO

Com a chegada da campanha está aberta a cortina do teatro do oportunismo. E foto de candidato com criança da periferia no colo; promessas de resolver todos os problemas do estado e até de varrer a cidade para “ajudar” os garis. Interessante: este tipo de bondade só aparece em tempo de eleição. Depois da votação todos somem de cena.

BOA INICIATIVA

Vibrei com a entrada em cena do empresário Marcelo Moura, da Marina Lavocat e outros em diretorias do Rio Branco Futebol Clube para ajudar o clube mais tradicional do Acre. Tem uma patuscada que aconteceu num dos governos do PT, por obra desses apones de porra nenhuma, que foi o início do tombamento da sede do clube. O processo de tombamento não foi concluído e deixaram o imóvel desmoronar. Seria a hora de uma ação judicial para retomar o controle da sede. A atual direção da Fundação de Cultura, que já foi acionada pelo deputado Afonso Fernandes, se mostrou desinteressada no assunto. É uma merda quando alguém assume um cargo no governo e quer inventar a roda.

BOCA CONVICTO

Quem conversa com o prefeito Tião Bocalom ouve dele que vai se eleger governador para mudar o Acre. Não tem argumento que o faça não ser candidato na eleição deste ano.

CHANCE PEQUENA

Perguntei ontem a um amigo do PT, sobre a chance da Federação PT-PV-PCdoB eleger um deputado federal. A resposta foi curta e incisiva: “Pequena, muito pequena”.

LEVA SÓ O NOME

Caso o prefeito Tião Bocalom ou o senador Alan Rick consigam levar o PSDB para suas candidaturas ao governo, levarão apenas o nome. As principais figuras tucanas estão todas atreladas a cargos no governo e farão uma debandada do partido.

PUXADOR DE VOTOS

Não será surpresa caso o ex-prefeito Marcus Alexandre se eleja deputado estadual com uma votação expressiva e seja o grande puxador de votos da chapa para a ALEAC do MDB.

A SITUAÇÃO NÃO É IDEOLÓGICA

Sempre que se fala em terceirização de hospitais do estado, entra em cena o debate ideológico, que não cabe numa discussão. Se o hospital do estado não presta um bom serviço à população, por qual razão não se pode buscar a melhoria dos serviços através de uma gerência pela iniciativa privada? Quem é do quadro do sistema de saúde não vai ser demitido. O Hospital do Juruá é um exemplo de uma terceirização que deu certo, todos do seu quadro são de médicos especialistas. O resto é firula.

PAPEL IMPORTANTE

Mesmo fora do poder, o governador Gladson terá um papel importante na campanha da Mailza ao governo; seja pela sua popularidade ou pela experiência vencedora de várias eleições. Mailza jamais pode esquecer desse pequeno e importante detalhe.

ESSE O PROBLEMA

O senador Alan Rick (Republicanos) começa a campanha para o governo bem situado, mas o seu principal adversário é interno: não conseguiu aglutinar uma grande aliança partidária. E ser candidato praticamente só é perigoso para qualquer candidato a governador.

FRASE MARCANTE

“A panela cozinha a comida e o prato recebe todas as honras”. Ditado Iídiche.

Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge