Foto: Whidy Melo/ac24horas
O governador do Acre, Gladson Cameli, e a vice-governadora Mailza Assis lançaram nesta sexta-feira (20), no aeroporto de Tarauacá, a ampliação dos serviços aeromédicos do Estado e realizaram a entrega da nova aeronave do Corpo de Bombeiros Militar do Acre. O modelo, um Cessna Grand Caravan EX, foi recebido com o tradicional “batismo” feito por dois caminhões-tanque da corporação, marcando oficialmente o início das operações.
O investimento total foi de R$ 32 milhões. Segundo o governo, 80% dos recursos são provenientes do Ministério Público do Trabalho, com apoio do Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia, e 20% da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), além de participação do próprio Corpo de Bombeiros e da Procuradoria-Geral do Estado na viabilização do projeto.
Foto: Whidy Melo/ac24horas
Durante a solenidade, Gladson Cameli destacou que a nova estrutura permitirá mais rapidez no atendimento de pacientes do interior para a capital e vice-versa, reduzindo riscos em situações críticas. “Dez minutos salvam vidas. Essa é uma aeronave nova, que veio direto da fábrica, equipada com UTI no ar, com todos os equipamentos necessários para remover um paciente com rapidez e agilidade, evitando o risco de óbito. O que importa é que quem precisar terá atendimento ágil, porque vida é tudo”, afirmou.
O governador ressaltou ainda que a aeronave não será utilizada apenas para transporte aeromédico. Em casos de sinistros, enchentes ou outras ocorrências de grande porte, o avião poderá ser empregado no deslocamento de tropas e apoio logístico às forças de segurança e de resgate. Ele também destacou o trabalho do comandante-geral da corporação, coronel Charles, à frente do CBMAC.
Foto: Whidy Melo/ac24horas
A vice-governadora Mailza Assis enfatizou as dificuldades enfrentadas por moradores de regiões mais distantes da capital. “Viajar por estrada estando doente não deve ser fácil. Considerando as distâncias e as condições das estradas, essa aquisição é extraordinária no sentido de salvar vidas e garantir mais eficiência no serviço de saúde”, declarou.
Foto: Whidy Melo/ac24horas
A nova aeronave já realizou sua primeira missão. Um paciente de 36 anos, internado há cinco dias no Hospital Sansão Gomes, em Tarauacá, com quadro de hemorragia intestinal, foi transferido para Rio Branco. Gladson e Mailza acompanharam o embarque.
O diretor da unidade, Carlos Tadeu, explicou que a chegada do serviço representa um avanço para o interior. “Hoje é o primeiro paciente transportado por essa importante aquisição. Já tivemos muita dificuldade por conta do transporte. Agora temos uma UTI aérea, equipada adequadamente para remover qualquer paciente do interior para a capital”, destacou.
Para o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, a entrega representa um ganho regional. “Estamos a 440 quilômetros da capital. Um aeromédico como esse corta distância e tempo, e isso significa salvar vidas. Em situações de alagação e outras adversidades, teremos um pronto atendimento do Corpo de Bombeiros”, afirmou.
O Cessna Grand Caravan EX entregue ao Estado está equipado com kit aeromédico completo, incluindo bomba de infusão, monitor cardíaco, desfibrilador, incubadora neonatal e ventilador pulmonar. A estrutura permite o transporte de pacientes em estado grave com suporte avançado de vida durante todo o trajeto.
Com a nova aeronave, o governo estadual pretende ampliar significativamente a capacidade de resposta em emergências médicas, operações de salvamento e apoio logístico em todo o território acreano, especialmente em municípios de difícil acesso terrestre.
Confira mais fotos: