Menu

Com 6,6% de desocupação, Acre fica acima da média nacional em 2025

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre encerrou 2025 com taxa de desemprego de 6,6%, índice acima da média nacional, que ficou em 5,6%, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (20). As informações fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua Trimestral.

No ranking nacional, o estado aparece na parte intermediária da lista, mas ainda distante das menores taxas registradas no país. O menor índice foi verificado no Mato Grosso, com 2,2%, seguido por Santa Catarina (2,3%) e Mato Grosso do Sul (3,0%).

Anúncio

Entre os estados da Região Norte, o Acre apresenta desempenho melhor que Amazonas (8,4%) e Amapá (7,9%), mas supera Rondônia, que fechou o ano com 3,3%, um dos menores índices do país.

O levantamento mostra que 20 unidades da federação registraram, em 2025, a menor taxa de desocupação de toda a série histórica. No cenário nacional, o rendimento médio real do trabalhador chegou a R$ 3.560.

O estudo também aponta desigualdades no perfil do desemprego no Brasil. A taxa entre mulheres (6,2%) segue superior à dos homens (4,2%). Já entre grupos raciais, o desemprego ficou abaixo da média nacional para pessoas brancas (4,0%) e acima para pretos (6,1%) e pardos (5,9%). A desocupação também é maior entre trabalhadores com menor nível de escolaridade.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.