Menu

Acre teve mais de 4 mil ocorrências na rede elétrica causadas por raios em 2025

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

De janeiro a dezembro de 2025, o Acre ultrapassou a marca de 4 mil ocorrências causadas por descargas atmosféricas, mais conhecida como raios. Por estar majoritariamente instalada em ambiente aéreo, a rede elétrica fica mais exposta à ação de fenômenos naturais, especialmente durante o período chuvoso.

Anúncio

De acordo com dados da Energisa Acre, em 2024 foram registradas mais de 3,7 mil ocorrências relacionadas a descargas atmosféricas, que afetaram 210,5 mil clientes no estado. Já no ano passado, o número de ocorrências subiu para 4,6 mil, atingindo quase 220 mil clientes, o que demonstra um aumento na incidência desse tipo de evento.

A intensificação das tempestades, característica do período chuvoso, traz impactos diretos para a rede elétrica, que por estar em ambiente aéreo fica mais exposta à ação de descargas atmosféricas, ventos fortes e objetos arremessados. Para reduzir esses efeitos, a Energisa Acre mantém um plano anual de manutenção preventiva, com ações contínuas como inspeção de estruturas, manejo de vegetação, podas técnicas e capacitação permanente das equipes.

O Coordenador do Centro de Operações da Energisa Acre, Jhony Poças, destaca que essas iniciativas são fundamentais para fortalecer o sistema diante de eventos climáticos. “Trabalhamos de forma preventiva ao longo de todo o ano, com manutenção contínua e equipes preparadas, para reduzir os impactos das tempestades e garantir mais segurança e agilidade no atendimento aos clientes. Além disso, desde que a Energisa chegou ao Acre, muito investimentos foram realizados na rede, mas nesse período também, a região vem sendo impactado com eventos climáticos cada vez mais severos”, afirma o coordenador.

Além das ações preventivas, a Distribuidora também atua com um plano de contingência específico para períodos de tempestades, que mobiliza diversas áreas da empresa para garantir resposta rápida antes, durante e após cada ocorrência. As medidas incluem reforço operacional, apoio logístico, suporte de tecnologia da informação, equipes adicionais em campo e, quando necessário, disponibilização de grupos geradores.

Esse conjunto de medidas é reforçado por investimentos contínuos na modernização do sistema elétrico. Até o fim de 2025, a Energisa Acre investiu R$ 2,4 bilhões em melhorias na infraestrutura, construção de novas subestações, modernização de equipamentos e adoção de tecnologias que permitem o religamento automático de trechos da rede, agilizando o restabelecimento da energia mesmo antes da conclusão total dos serviços em campo.

Dicas de segurança durante chuvas e tempestades
· Não se abrigue debaixo de árvores;
· Evite permanecer em rios, lagos ou piscinas durante tempestades;
· Procure abrigo em locais seguros, como casas ou veículos; feche portas, janelas e vidros;
· Caso não encontre abrigo, evite se movimentar e permaneça agachado, se possível
· Afaste-se de cercas, alambrados, estruturas metálicas e redes telefônicas ou elétricas;
· Não utilize chuveiro elétrico durante tempestades;
· Mantenha eletrodomésticos desligados das tomadas;
· Não use o celular enquanto estiver carregando;
· Sempre que possível, providencie o aterramento da rede elétrica do imóvel;
· Não toque em fios caídos nem em objetos que possam estar em contato com a rede elétrica;
· Evite estruturas armadas, como tendas e barracas, que podem se soltar e atingir cabos da rede, causando interrupções ou acidentes.

Para registrar ocorrências envolvendo a rede elétrica, os clientes podem acionar os canais de atendimento da Energisa pelo aplicativo Energisa On, pela Agência Digital no site energisa.com.br , via WhatsApp, por meio da assistente virtual Gisa, no (68) 992330341 ou pelo telefone 0800 647 7196.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.