Menu

Rússia pede moderação após EUA reforçar presença militar perto do Irã

Porta-voz do Kremlin Dmitry Peskov em Moscou • 23/6/2025 Pavel Bednyakov/Pool via REUTERS
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Rússia afirmou nesta quinta-feira (19) que está testemunhando uma escalada sem precedentes na tensão em torno do Irã, à medida que os Estados Unidos deslocam recursos militares para o Oriente Médio, e o Kremlin instou tanto Teerã quanto “outras partes” a exercerem prudência e moderação.

Os Estados Unidos posicionaram navios de guerra perto do Irã, ao mesmo tempo que mantêm conversas com Teerã sobre a limitação de seu programa nuclear.

Anúncio

A Rússia possui um tratado de parceria estratégica com o Irã, embora este não inclua uma cláusula de defesa mútua.

Uma corveta naval russa realizou manobras com a marinha iraniana no Golfo de Omã esta semana, segundo o Ministério da Defesa da Rússia.

“Esses são exercícios planejados; eles são coordenados com antecedência. A Rússia continua a desenvolver relações com o Irã e, ao fazê-lo, apelamos aos nossos amigos iranianos e a todas as partes da região para que exerçam moderação e cautela, e os instamos a priorizar os meios políticos e diplomáticos na resolução de quaisquer problemas”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

“Neste momento, estamos de fato testemunhando uma escalada sem precedentes das tensões na região. Mas ainda esperamos que os meios políticos e diplomáticos, bem como as negociações, continuem a prevalecer na busca por uma solução”, concluiu.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.