Menu

Recurso do Unidos do Fuxico é deferido e pode mudar resultado do Carnaval 2026

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente do Bloco Unidos do Fuxico, Aryson Fernandes, anunciou na tarde desta quinta-feira (19) que a comissão organizadora do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026 deferiu o recurso apresentado pela agremiação contra o resultado oficial do concurso de blocos deste ano. A decisão pode alterar o ranking final da disputa e garantir o título ao bloco do bairro Quinze. Por outro lado, a Prefeitura de Rio Branco informou que ainda não houve julgamento definitivo sobre o mérito do recurso. Segundo o assessor especial de Comunicação, Ailton Oliveira, haverá uma sessão específica para analisar o caso, mas a data ainda não foi divulgada.

O recurso questiona a permanência de um carro alegórico do bloco 6 é D+ na avenida após o término do desfile. Segundo Aryson, a comissão reconheceu o descumprimento do regulamento no quesito carro alegórico, o que teria resultado na perda de pontos da então campeã.

Anúncio

“Foi deferido o recurso a nosso favor. Agora houve um novo ranqueamento. O Fuxico ficou em primeiro, Sambase em segundo e Bloco Seis é D+ em terceiro lugar”, afirmou.

De acordo com o presidente do Fuxico, o regulamento estabelece o prazo máximo de cinco minutos para a retirada das alegorias do circuito após o encerramento do desfile. Ele sustenta que o bloco 6 é D+ não cumpriu a regra.

“Foi a comissão que tomou a decisão de cumprir um quesito do regulamento, da questão do carro alegórico, que ficou na avenida a noite toda. Todos os blocos tinham cinco minutos para retirar o bloco da avenida. A Seis descumpriu. Ficou até o outro dia de manhã o carro deles, quebrado”, declarou.

Ainda conforme Aryson, o bloco 6 é D+ teria zerado o quesito carro alegórico, o que impacta diretamente na pontuação final. “Eles zeraram o quesito de carro alegórico. Vai ter que tirar mais ou menos 9,5 pontos do que era antes. Aí tem que ver a somatória dos pontos e subtrair esse 9,5 para ver a média deles”, detalhou.

Caso a nova classificação seja confirmada após as etapas administrativas, o Unidos do Fuxico assume o primeiro lugar e conquista o título do Concurso do Carnaval de Rio Branco 2026. A Sambase passaria a ocupar a segunda colocação, enquanto o 6 é D+ cairia para a última posição no ranking final.

Rivalidade

Ao comentar o clima entre as agremiações, Aryson afirmou que a rivalidade se intensificou desde o Carnaval do ano passado.

“Agora é fazer a nossa festa. Desde o ano passado ficou essa situação, porque foi dessa mesma forma que tiraram de nós ano passado. Quis o destino que fosse dessa mesma forma como tiraram deles. Essa rixa foi criada por eles. Até então os blocos eram unidos. A partir do primeiro recurso que eles impetraram contra nós, ficou nessa situação. Eu acredito que essa é a maior rixa da capital no momento”, disse.

A reportagem tentou contato com o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, responsável pela organização do evento, porém as ligações não foram atendidas até o fechamento desta matéria.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.