Menu

Com ressalvas, TCE-AC aprova as contas da Aleac referentes a 2020

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) considerou regulares com ressalvas as contas da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) relativas ao exercício orçamentário-financeiro de 2020. A decisão foi tomada por unanimidade durante a 1.627ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 27 de novembro de 2025, nos termos do voto do conselheiro-relator Ronald Polanco Ribeiro.

O processo, de responsabilidade do então presidente da Casa, deputado Nicolau Cândido da Silva Júnior, analisou a prestação de contas anual do Poder Legislativo estadual. O acórdão nº 15.422/2025 foi fundamentado no artigo 51, inciso II, da Lei Complementar Estadual nº 38/93.

Anúncio

Apesar da aprovação, o TCE-AC fez ressalvas de caráter formal, destacando que não houve atos de má-fé ou erro grosseiro por parte dos responsáveis, conforme previsto na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB) e no Decreto Federal nº 9.830/2019.

Entre os pontos observados estão falhas contábeis, como divergência entre o balanço patrimonial e o inventário de bens móveis, ausência de registro da depreciação acumulada dos bens imóveis, falta de envio e atualização do inventário de bens imóveis e atraso no ajuste contábil do saldo de caixa e equivalentes.

Também foram apontados reembolsos relacionados à locação de veículos com ano de fabricação anterior ao permitido em norma interna, contratação de serviços de segurança particular por pessoa física, inconsistências entre valores orçamentários e cheques emitidos para pagamento de verbas indenizatórias, além da ausência de cadastro de termos aditivos contratuais no sistema LICON.

Com a decisão, o Tribunal determinou a notificação da Aleac para que promova as correções das falhas nas próximas prestações de contas. Também serão notificados o ex-presidente Nicolau Júnior, o contador responsável à época, Manoel Wanes Machado Peres, e o responsável pelo controle interno, Júlio José da Silva Dourado, para ciência do resultado do julgamento.

Confira:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.