O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, realizou nesta quinta-feira (19) uma visita técnica às obras do viaduto Mamedio Bittar, na Avenida Ceará, e confirmou que a estrutura deve ser entregue no dia 20 de março. Acompanhado por secretários municipais, o gestor vistoriou o andamento dos serviços e comentou sobre atrasos no cronograma, além de apontar melhorias previstas para a mobilidade na região.
Durante a visita, o secretário de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, informou que o trecho recebe um novo sistema de iluminação com tecnologia de telegestão, que permite controle remoto e ajuste do consumo de energia. “Essa nova tecnologia é de telegestão e vai ser o controle da iluminação desse trecho da Avenida Ceará. Uma certa hora você pode diminuir também a quantidade e o consumo da energia. Isso está transformando a tecnologia no nosso município de Rio Branco”. Segundo ele, apenas na área do viaduto devem ser instalados cerca de 50 postes com iluminação monitorada.
Foto: David Medeiros/ac24horas
Tony Roque também destacou que outras intervenções urbanas ocorrem simultaneamente na capital, com foco em melhorias de infraestrutura e espaços públicos. “São mais de 70 obras já em Rio Branco. A gente tem que levar essa solução e melhoramento para a população”, declarou.
Ao falar sobre o prazo de entrega, Tião Bocalom afirmou que o atraso ocorreu por dificuldades na entrega de materiais e pelas chuvas acima do previsto no período. “Houve um atraso muito grande na entrega do aço que veio do Rio de Janeiro. Choveu muito além do previsto”, explicou. Mesmo assim, o prefeito garantiu que a empresa responsável assumiu o compromisso de finalizar a obra até a data anunciada.
Foto: David Medeiros/ac24horas
Bocalom defendeu a importância do viaduto para reduzir congestionamentos e otimizar o deslocamento de motoristas e usuários do transporte coletivo. “Por aqui passa em torno de 15 mil veículos todos os dias. Se perdesse 10 minutos de média aqui, quanto não custa o tempo de cada pessoa que passa por aqui?”. O prefeito ainda afirmou que, com base em cálculos de economia de tempo e combustível, a obra se paga rapidamente. “Com apenas um ano, uma obra dessa aqui se paga”.
O prefeito também afirmou que o viaduto terá elementos estéticos e urbanísticos, com estruturas que devem transformar o local em ponto de convivência. “Vai ficar como obra de arte. Não conheço no Brasil nenhum viaduto feito onde você tem a preocupação de botar o ACM na lateral do viaduto”, declarou. Ele citou ainda a implantação de lagos e melhorias na área inferior do viaduto como parte do projeto.
“Quando a gente faz obras estruturantes como essa daqui, é claro que o investidor vem. Se o investidor vier, ele faz investimento e aí gera emprego e renda”, concluiu. A obra do viaduto Mamedio Bittar deve funcionar como novo retorno para veículos que seguem dos bairros Universitário e Tucumã em direção ao Centro.
Veja o vídeo: