Menu

STF dá 30 dias para acordo entre Waimiri Atroari e ribeirinhos no sul de Roraima

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu prazo de 30 dias para que seja firmado um acordo de convivência entre a comunidade indígena Waimiri Atroari e moradores ribeirinhos do Baixo Rio Branco, no sul de Roraima.

A decisão, publicada na última sexta-feira (13), determina que a União solucione um impasse que se arrasta há mais de dez anos. O objetivo é assegurar a livre navegação de pessoas e mercadorias pelos rios Jauaperi e Macucuaú.

Anúncio

Além da mediação do acordo, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) deverão concluir o Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID), documento técnico que define os limites da terra indígena.

Em nota, o governo de Roraima afirmou confiar que o conflito será resolvido dentro do prazo fixado pelo STF.

A ação foi ajuizada pelo Estado em 2007. O governo estadual sustenta que a comunidade indígena instalou barreiras flutuantes nos rios fora da área oficialmente demarcada, o que estaria impedindo a circulação de ribeirinhos e afetando o transporte na região.

Em agosto do ano passado, foi realizada audiência de conciliação. Na ocasião, o ministro suspendeu o processo para que os órgãos federais concluíssem o estudo técnico e avançassem na construção de um acordo de uso compartilhado.

Na decisão mais recente, Dino reforçou que o entendimento deverá garantir, obrigatoriamente, o livre acesso de servidores públicos federais e estaduais, para a prestação de serviços essenciais, especialmente na Reserva de Desenvolvimento Sustentável da área.

O novo prazo foi fixado após AGU e Funai não apresentarem consenso sobre a conclusão dos trabalhos. A União havia solicitado mais 60 dias para finalizar as medidas.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.