Menu

EUA, Rússia e Ucrânia terminam negociações sem acordo para o fim da guerra

Negociações de paz trilaterais entre Ucrânia, Rússia e Estados Unidos em Genebra • CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA E DEFESA DA UCRÂNIA
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia em Genebra terminaram abruptamente nesta quarta-feira (18), após apenas duas horas. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que as discussões foram “difíceis” e acusou a Rússia de tentar deliberadamente atrasar o progresso rumo a um acordo para pôr fim à guerra que já dura quatro anos.

As negociações de paz, mediadas pelos Estados Unidos, ocorrem na Suíça, enquanto o presidente americano, Donald Trump, sugeriu duas vezes nos últimos dias que cabia à Ucrânia e a Zelensky tomar medidas para garantir o sucesso das conversas.

Anúncio

“As reuniões de ontem foram de fato difíceis, e podemos afirmar que a Rússia está tentando prolongar negociações que já poderiam ter chegado à fase final”, escreveu Zelensky na rede social X nesta quarta-feira, após relatos da mídia sobre a tensão no primeiro dia de negociações.

Zelensky também afirmou que qualquer plano que exigisse que a Ucrânia cedesse territórios não capturados pela Rússia na região leste de Donbas seria rejeitado pelos ucranianos se submetido a referendo.

“Espero que seja apenas uma tática e não uma decisão definitiva”, declarou o presidente ucraniano, segundo o site Axios, durante uma entrevista.

Trump havia declarado a jornalistas na segunda-feira: “A Ucrânia precisa se sentar à mesa de negociações rapidamente. É tudo o que vou dizer.”

Fonte da Rússia descreveu negociações como “muito tensas”

As negociações ocorreram poucos dias antes do quarto aniversário da invasão russa de 2022 à Ucrânia. Centenas de milhares de pessoas foram mortas, milhões fugiram de suas casas e muitas cidades, vilas e aldeias ucranianas foram devastadas pelo conflito.

A Rússia nega ter como alvo civis deliberadamente.

O chefe da delegação ucraniana, Rustem Umerov, afirmou que as negociações de terça-feira (17) se concentraram em “questões práticas e na mecânica de possíveis decisões”, sem fornecer detalhes.

No entanto, agências de notícias russas citaram uma fonte dizendo que as negociações de terça-feira foram “muito tensas” e duraram seis horas em diferentes formatos bilaterais e trilaterais.

Os títulos do governo ucraniano caíram até 1,9 centavos de dólar nas negociações da manhã na Europa, devido a relatos de impasse nas negociações.

Antes do início das negociações, Umerov havia minimizado as expectativas de um avanço significativo em Genebra, afirmando que a delegação ucraniana estava trabalhando “sem grandes expectativas”.

A reunião em Genebra ocorre após duas rodadas de negociações mediadas pelos EUA em Abu Dhabi, que terminaram sem avanços, já que os dois lados permaneceram muito distantes em questões-chave, como o controle do território no leste da Ucrânia.

A Rússia ocupa cerca de 20% do território nacional da Ucrânia, incluindo a Crimeia e partes da região leste de Donbas, tomadas antes da invasão em grande escala de 2022.

Seus recentes ataques aéreos contra a infraestrutura energética deixaram centenas de milhares de ucranianos sem aquecimento e energia elétrica durante o inverno rigoroso da região do leste europeu.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.