Nacional

Com homenagem a Mestre Ciça, Viradouro é campeã do Carnaval 2026 do Rio

Por
UOL

A Unidos do Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2026. A agremiação obteve a pontuação máxima de 270 pontos e faturou o título pela quarta vez em sua história — antes tinha vencido em 2024, 2020 e 1997.

A escola de Niterói liderou a apuração dos quesitos do início ao fim. A agremiação recebeu notas 10 consecutivas em Comissão de Frente, Bateria, Mestre-sala e Porta-bandeira, Alegorias e Adereços e Harmonia, e teve apenas um 9,9 em Fantasia — que acabou descartado.

As agremiações Beija-Flor, Salgueiro e Vila Isabel estavam na corrida pelo título. Elas, no entanto, não conseguiram superar as notas 10 em todos os quesitos da Unidos do Viradouro.

A escola de samba Acadêmicos de Niterói foi rebaixada antes do fim da apuração. Ela vai disputar a Série Ouro em 2027.

Como foi o desfile da Unidos do Viradouro?

A escola apresentou o samba-enredo “Pra cima, Ciça”. O desfile foi uma homenagem em vida à trajetória de 70 anos de Mestre Ciça (Moacyr da Silva Pinto), o icônico diretor de bateria da própria escola.

O desfile narrou a trajetória de Ciça desde suas origens no Estácio de Sá até sua consagração como comandante da bateria Furacão Vermelho e Branco. A apresentação celebrou sua genialidade rítmica e também exaltou os 80 anos da escola.

Juliana Paes foi a rainha de bateria e retornou a Viradouro após 17 anos afastada do posto. “A palavra de hoje é gratidão. Estou grata por poder prestar essa homenagem, por honrar esse homem maravilhoso que é o mestre Ciça. Ser convidada pelo próprio enredo tem um gosto especial, né? Estou me sentindo especial.”

Compartilhe
Por
UOL