Menu

Após 48h de silêncio, OAB do Acre informa que abriu processo contra advogado preso em motel

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre divulgou nesta quarta-feira de cinzas, 18, uma nota pública sobre a prisão do advogado Aluísio Veras de Almeida Neto, detido em flagrante sob suspeita de estupro e cárcere privado em Rio Branco. A manifestação oficial foi publicada cerca de 48 horas após o ocorrido, registrado na segunda-feira (16).

No comunicado, a OAB/AC informa que, “desde a primeira comunicação formal sobre a ocorrência”, atuou de maneira “imediata e institucional” para assegurar a observância das prerrogativas profissionais, nos termos da Lei nº 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia). Paralelamente, segundo a entidade, foram adotadas providências internas para apuração responsável dos fatos e de eventuais implicações ético-disciplinares.

Anúncio

O curioso é que a entidade somente comunicou à imprensa medidas 48 horas após o ocorrido, em meio às críticas nas redes sociais de internautas acerca do silêncio da instituição.

A nota afirma que, após análise preliminar das informações disponíveis, foi instaurado processo ético-disciplinar contra o advogado, assegurando-lhe o contraditório e a ampla defesa. A seccional também reforça o compromisso com “a moralidade, a verdade, a responsabilidade institucional e o respeito incondicional à Constituição”, destacando que atua com equilíbrio ao garantir prerrogativas e, ao mesmo tempo, adotar medidas institucionais necessárias à proteção da advocacia e da sociedade.

O documento é assinado pelo presidente da OAB/AC, Rodrigo Aiache, pela vice-presidente e coordenadora de Defesa de Prerrogativas, Thais Silva de Moura Barros, e pelo presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, Carlos Roberto Lima de Medeiros.

De acordo com informações divulgadas pelo ac24horas, o advogado foi preso no início da tarde de segunda-feira (16), após a Polícia Militar ser acionada por um jovem peruano, de 18 anos, que afirmou ter sido vítima de abuso sexual e mantido em cárcere privado dentro de um motel da capital.

Segundo relato da autoridade policial, a vítima e o suspeito foram encontrados trancados no banheiro do estabelecimento. O jovem relatou que havia marcado o encontro por meio de um aplicativo, inicialmente para consumir bebidas alcoólicas, mas que teria sido ameaçado após recusar investidas sexuais. Ele também afirmou ter se assustado ao perceber que o advogado utilizava tornozeleira eletrônica.

O caso foi encaminhado à Delegacia Central de Flagrantes (Defla), onde o suspeito foi apresentado. A defesa do advogado não havia se manifestado até a última atualização das reportagens sobre o caso.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.