Menu

Presidente da Acisa destaca impacto econômico do Carnaval: “não é só folia”

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A presidente da Acisa, Patrícia Dossa, avaliou na noite desta terça-feira, 17, de forma positiva os desfiles realizados na Avenida Getúlio Vargas e defendeu a valorização financeira dos blocos e da realeza do Carnaval. Presente nas noites de programação, ela afirmou ter se surpreendido com o nível das apresentações.

“Eu adorei, adorei mesmo. Tem uma preferência, mas como você falou, tem que ser neutra, né? Mas me surpreendeu. Até hoje eu estava conversando com os amigos, eu falei: vamos prestigiar que vale a pena. E graças a Deus hoje não choveu, então ontem realmente a chuva atrapalhou, eu achei que foi acertada essa decisão de adiar e foi muito legal mesmo, muito bonito. Eu acho até que nós já podemos ter outros blocos, não precisa ser só três”, declarou.

Anúncio

Sobre a possibilidade de aumento na premiação, já sinalizada pelo prefeito Tião Bocalom e pelo vice-prefeito Alysson Bestene, Patrícia concordou que os valores atuais não cobrem os custos das agremiações.

“Sim, inclusive na hora do desfile eu estava ao lado deles na hora da escolha da realeza e eu comentei: a roupa das Rainhas e do Rei Momo, só uma roupa daquela ali já custa o dinheiro da premiação. Então eu já vim ali falando que tem que aumentar, que tem que valorizar. E dos blocos também, é muito investimento, não sei se eles conseguem muito patrocínio, então eu sou super a favor. Eu acho que tem que ter um prêmio maior para esses foliões que realmente eles se empenham e é muito lindo, é realmente bonito de ver, e como eles ensaiam, e as Rainhas, eu fiquei encantada com elas também”, observou.

Foto: Jardy Lopes/ac24horas

A presidente também destacou a organização do evento e a escolha de manter o palco dentro da Praça da Revolução, evitando interdições prolongadas nas ruas do centro. “Sim, esse ano inclusive acho que foi muito acertada a opção de não colocar o palco aqui na rua, porque quando o palco fica na rua tem que fechar, então fica fechado antes do carnaval, fica fechado os cinco dias do carnaval e depois para desmontar. Então o palco ficando na praça, as ruas aqui ficam livres durante o dia, então não atrapalha o comércio do centro de Rio Branco. Já era uma preocupação dos comerciantes que já tinham sinalizado que atrapalhava muito”, observou.

Ela reforçou ainda o impacto econômico da festa. “Eu adorei, eu achei muito organizado, é muito bem distribuído e realmente movimenta a economia. Esses empreendedores esperam essas festas para fazer um dinheiro a mais e para aumentar a renda, então é muito importante. Não é só uma festa de carnaval, não é só folia. Além de manter as tradições, que o carnaval é uma festa tradicional, ainda movimenta sim a economia”, pontuou.

Foto: Jardy Lopes/ac24horas

Sobre os próximos eventos, Patrícia adiantou que já há diálogo com a prefeitura para manter o Festival da Macaxeira no calendário anual. “Nós já estamos em conversa com a Prefeitura sobre o festival da Macaxeira, que vai continuar tendo, já virou parte do calendário. A gente só quer mudar, porque ano passado foi em setembro, então a gente precisa fazer no primeiro semestre, então provavelmente em junho, ainda antes da Expoacre, e vai ter com certeza, mas a gente tem que esperar as mudanças”, reforçou.

Ao final, apesar de reforçar a neutralidade institucional, a presidente admitiu ter se encantado com uma das apresentações. “Eu não fui jurada, eu não sou de nenhum bairro, não participei de nenhum bloco, mas eu gostei do que eu vi ontem. Eu gostei muito da Unidos do Fuxico”, finalizou.

Assista à entrevista:

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.