Menu

Congresso do Peru destitui presidente José Jerí após 4 meses no cargo

Foto: John Reyes/Anadolu via Getty Images
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Congresso peruano destituiu, nesta terça-feira (17/2), o presidente interino José Jerí. A decisão ocorreu após a aprovação de uma moção de censura em meio a investigações por suposto tráfico de influência e por encontros não divulgados com um empresário chinês.

Jerí estava no cargo havia apenas quatro meses. Ele assumiu a presidência em outubro, após o Congresso destituir Dina Boluarte em um processo político.

Anúncio

O presidente é alvo de duas investigações do Ministério Público. Uma delas apura suspeita de patrocínio ilegal de interesse após a reunião com um empresário chinês, que mantém negócios com o governo peruano. Já a outra investiga suposto tráfico de influência agravado, em que José teria interferido na contratação irregular de nove mulheres em seu governo.

Votação

A moção de censura que levou à destituição de Jerí foi aprovada com 75 votos a favor, 24 contrários e três abstenções. Como o Congresso peruano tem 130 parlamentares, eram necessários ao menos 66 votos a favor, ou seja, maioria simples.

Diferentemente do impeachment, que exige ao menos 87 votos, a moção de censura tem um trâmite mais rápido.

Embora o atual presidente do Congresso, Fernando Rospigliosi, esteja na linha de sucessão, ele já declarou oficialmente que não assumirá a Presidência. Com isso, os parlamentares terão de eleger um novo presidente do Congresso.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.