A poucos dias do desfile, o bairro 15, em Rio Branco, vive o clima do carnaval com os preparativos do Bloco Unidos do Fuxico. Com costuras de peças, montagem de alegorias e organização da comunidade, moradores se unem para manter a tradição e garantir que a agremiação leve espetáculo.
Durante a movimentação, a rainha de bateria Andressa Pink apresentou o evento “Costelaço do Fuxico”, realizado na Travessa Santinho, ponto histórico da escola de samba do bairro. No local, os carnavalescos Genildo Fraga e Lenno Fraga falaram sobre a dedicação que atravessa gerações. “A dedicação não muda”, afirmou Genildo. Lenno destacou a evolução na confecção de alegorias. “Hoje é muito mais fácil fazer um carro alegórico do que antigamente. Mas é com mais qualidade. Difícil é sair depois que começa”, disse.
Entre os nomes lembrados no bairro, Sandra, folia, ex-rainha de carnaval, disse sobre o espírito da festa. “Aqui é uma família. O carnaval termina e a gente já planeja o do próximo ano”.
A nova geração também tem papel ativo na montagem da festa. A costureira Jayana, de 17 anos, estudante do ensino médio, participa da produção das fantasias e afirma que permanece mais tempo na sede do bloco do que em casa
A coordenadora do espaço, Bismark, também acompanha os preparativos e reforça que o centro cultural segue como base tradicional da agremiação no bairro 15.
Ingrid, moradora do bairro 15 e tataraneta de Irineu Serra, figura homenageada no samba deste ano mostra que a escolha representa reconhecimento. “Dá orgulho, porque eu cresci vendo a história da família. Como a história dele não é muito reconhecida e poucas pessoas sabem, falar disso dá mais visibilidade”.
Assista ao vídeo:


















