Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Em entrevista concedida neste domingo, 15, ao site ac24horas, durante o Carnaval Rio Branco Folia 2026, o secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), João Marcos Luz, afirmou que a gestão trabalha para retirar pessoas da rua e fortalecer políticas de acolhimento.
Segundo ele, 78 pessoas já saíram das ruas e 200 foram encaminhadas aos serviços da rede. “Nós vamos continuar até tirar essas pessoas das ruas”, declarou. Ele também destacou ações no Centro POP, como oferta de EJA, oficinas e encaminhamentos para trabalho, defendendo mais tempo para consolidar a autonomia dos atendidos.
Ao falar sobre dependência química, o secretário chamou a sociedade ao debate. “Eu chamo a sociedade: vamos debater internação voluntária, involuntária e compulsória”, afirmou.
João Marcos Luz também comentou a situação das áreas conhecidas como Papoco e Preventório, classificadas como impróprias para moradia. Ele citou a queda de 11 casas durante o período de chuvas e reforçou que a prefeitura atua na retirada das famílias e na inclusão em programas habitacionais.
“É uma região que está desmoronando e pode causar a qualquer momento um acidente grave ali”, disse.
Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Ainda durante a entrevista, João Marcos Luz, que é filiado ao Partido Liberal (PL), confirmou que é pré-candidato a deputado federal. Ele afirmou que pretende defender pautas voltadas ao desenvolvimento do Acre em Brasília.
Ao comentar a pré-candidatura do prefeito Tião Bocalom ao governo do Estado e eventual racha no grupo político em razão da pré-candidatura da vice-governadora Mailza Assis (PP), foi enfático.
“Se o Bocalom tiver que sair, eu vou sair com ele, porque o meu líder político hoje é o prefeito Bocalom”.
Assista ao vídeo: