Menu

Internet chega a escolas isoladas no Acre e governo promete conectar toda a rede até o fim de 2026

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A conectividade em escolas rurais e indígenas do Acre avança e já alcança 186 unidades de ensino em diferentes regiões do estado. O número representa quase metade das 411 escolas estaduais dessas modalidades e marca uma ampliação do acesso à internet em comunidades que, em muitos casos, enfrentam isolamento geográfico e dificuldades de infraestrutura.

A ampliação ocorre por meio de contratos firmados pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), com uso de fibra óptica e tecnologia via satélite, além da adesão a programas federais voltados à conectividade educacional. Segundo o chefe do Departamento de Tecnologias Educacionais e da Informação (Detei), José Carlos Batista de Souza Neto, a iniciativa faz parte de uma política de inclusão digital. “São recursos que reforçam o compromisso com uma educação de qualidade”, afirmou.

Anúncio

Municípios como Bujari, Porto Acre, Acrelândia, Xapuri, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rio Branco e Manoel Urbano já tiveram escolas contempladas com internet. A SEE informou que até março pretende ampliar a cobertura e levar conectividade para mais 21 unidades.

Entre as escolas que receberam conexão via satélite estão João de Deus Rodrigues, União e Progresso, Santa Maria III, São Pedro, Gaston de Oliveira, Cajueiro, Santa Rita, Central do Espalha, Nova Vida, Estrela da Floresta, Águas do Acre, Alto Alegre, Vitória e Primeiro de Maio.

A Secretaria destaca que a instalação do serviço enfrenta obstáculos logísticos devido à localização, muitas delas em regiões de difícil acesso. “Em alguns casos, é necessário o deslocamento de mais de um dia de barco para que as nossas equipes possam realizar as instalações”, explicou José Carlos.

“Nossa meta é alcançar 100% das escolas da rede estadual conectadas até o final de 2026”. Além do avanço na conectividade, a SEE também anunciou que pretende instalar 33 laboratórios de informática em escolas integrais, incluindo as 25 unidades aprovadas para essa modalidade em 2026. A meta é garantir estrutura tecnológica completa no ensino médio.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.