Região Norte

PF deflagra operação contra deputado federal no Amapá por suspeita de desvio de recursos

Por
Terezinha Moreira

A Polícia Federal deflagrou, na tarde desta sexta-feira (13), a Operação Pedágio 2, no Amapá, para investigar a atuação de uma suposta organização criminosa envolvida no desvio de recursos públicos destinados a obras em trechos não pavimentados da BR-156. As informações foram divulgadas pelo Portal Debubuia.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os alvos está o deputado federal Vinícius Gurgel (PL). As diligências ocorreram na residência do parlamentar e na sede do partido no estado.

Segundo as investigações, servidores públicos exigiam entre 3% e 5% do valor das faturas para liberar pagamentos a empresas contratadas, além de cerca de 1% para atestar a regularidade das obras, mesmo sem fiscalização efetiva. O esquema teria começado em 2015.

Na primeira fase da operação, realizada anteriormente, 28 policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em Macapá, em ação conjunta com o Ministério Público Federal.

De acordo com a PF, os fatos apurados nesta etapa podem configurar, em tese, os crimes de organização criminosa, corrupção e fraude a licitações. Somadas, as penas podem chegar a até 30 anos de reclusão, conforme a legislação.

A Polícia Federal informou que novas informações deverão ser divulgadas após a conclusão das diligências.

Compartilhe
Por
Terezinha Moreira