Menu

PF deflagra operação contra deputado federal no Amapá por suspeita de desvio de recursos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal deflagrou, na tarde desta sexta-feira (13), a Operação Pedágio 2, no Amapá, para investigar a atuação de uma suposta organização criminosa envolvida no desvio de recursos públicos destinados a obras em trechos não pavimentados da BR-156. As informações foram divulgadas pelo Portal Debubuia.

Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os alvos está o deputado federal Vinícius Gurgel (PL). As diligências ocorreram na residência do parlamentar e na sede do partido no estado.

Anúncio

Segundo as investigações, servidores públicos exigiam entre 3% e 5% do valor das faturas para liberar pagamentos a empresas contratadas, além de cerca de 1% para atestar a regularidade das obras, mesmo sem fiscalização efetiva. O esquema teria começado em 2015.

Na primeira fase da operação, realizada anteriormente, 28 policiais federais cumpriram dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em Macapá, em ação conjunta com o Ministério Público Federal.

De acordo com a PF, os fatos apurados nesta etapa podem configurar, em tese, os crimes de organização criminosa, corrupção e fraude a licitações. Somadas, as penas podem chegar a até 30 anos de reclusão, conforme a legislação.

A Polícia Federal informou que novas informações deverão ser divulgadas após a conclusão das diligências.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.