Após reunião realizada na manhã deste sábado (14), a Comissão de Carnaval confirmou a permanência do desfile competitivo de blocos do Carnaval 2026 em Rio Branco. A decisão encerra a possibilidade de suspensão do evento, levantada após recursos apresentados por blocos que questionavam a participação do Unidos do Fuxico na disputa.
A reunião contou com a presença de representantes da Fundação Municipal de Cultura Garibaldi Brasil (FGB), da Liga dos Blocos e Escolas de Samba do Acre e dos presidentes das agremiações envolvidas. O desfile segue confirmado para segunda-feira, com início previsto para 18h30.
O presidente do Bloco Unidos do Fuxico, Arysson Fernandes, afirmou ao ac24horas que a comissão deu aval para a permanência do grupo na competição e garantiu que não há mais impedimento para o desfile. “Após essa reunião ficou decidido. Bloco Unidos do Fuxico permanece no Carnaval de 2026. A comissão de Carnaval já deu o aval. E já está tudo tranquilo para nós e para a avenida agora na segunda-feira”, ressaltou.
Ele também destacou que o bloco buscou cumprir integralmente o edital neste ano, após a penalização sofrida em 2025. “Esse edital já foi lido, relido. A diretoria tem um apoio jurídico, já tem advogado também, já dando esse auxílio para nós. Então, essa questão aí já está bem alinhada”, disse.
O presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, confirmou que o desfile ocorre normalmente e informou a ordem de apresentação dos blocos na avenida. “Podem ter a certeza que na segunda-feira haverá o desfile dos blocos carnavalescos a partir das 18h30, na Avenida Getúlio Vargas, que é a nossa passarela do samba”, afirmou. Ele acrescentou: “A primeira é o Unidos do Fuxico, a segunda a Sambase e a terceira a atual campeã 6 é de Mais”.
O presidente da Liga dos Blocos e Escolas de Samba do Acre, Sandrinho da Base, avaliou que a decisão foi positiva e reforçou que a população será a principal beneficiada com a manutenção do desfile. “Entendemos, conversamos, entendemos cada caso. Realmente tá decidido que todos os blocos vão desfilar. Acredito que vai ser um desfile lindo, maravilhoso. Quem vai ganhar vai ser a população de Rio Branco”, afirmou.
Dário Júnior, representante da Comissão de Carnaval, explicou que foram analisados dois recursos e que a decisão foi tomada com base em critérios técnicos e jurídicos. “A comissão reuniu, analisou os dois recursos que foram impetrados, um pelo Seis é Demais e outro pelo Bloco do Fuxico. A gente, enquanto comissão, analisando de forma tecnicamente e juridicamente, definimos que vamos manter a competição nas ruas”, declarou.


















