O comandante da embarcação Lima de Abreu XV, que naufragou no Encontro das Águas, em Manaus, foi detido pela polícia no início da noite desta sexta-feira (13). O acidente deixou duas pessoas mortas e sete desaparecidas.
Identificado como Pedro José da Silva Gomes, de 42 anos, o comandante estava no Porto de Manaus junto com outros passageiros resgatados. Ele foi encaminhado inicialmente ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no Centro da capital. Após a confirmação das mortes, foi conduzido à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
O naufrágio ocorreu pouco depois das 12h30. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 71 pessoas foram resgatadas sem ferimentos graves. As causas do acidente ainda são investigadas.
A lancha havia saído de Manaus com destino ao município de Nova Olinda do Norte. Entre as vítimas está uma criança, que chegou a ser levada ao Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste, mas não resistiu. A segunda vítima é uma mulher de 22 anos. O corpo foi encaminhado ao pelotão fluvial do Corpo de Bombeiros, no Porto de Manaus, e posteriormente ao Instituto Médico Legal (IML).
Em nota, a empresa Lima de Abreu Navegações, responsável pela embarcação, lamentou o ocorrido. Afirmou que o barco estava regularizado, com a documentação em dia, e que está colaborando com as investigações.