Na 2ª noite do carnaval de Rio Branco, o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, concedeu entrevista ao ac24horas neste sábado, 14, e falou sobre o trabalho de limpeza, drenagem, iluminação pública e manutenção dos espaços urbanos durante o período festivo e o inverno amazônico.
Logo no início, o secretário ressaltou que o trabalho é permanente, especialmente na região central. “É um trabalho, a gente sabe que é um trabalho contínuo aqui no centro, mas pra não ter mais problemas com enxurradas, que sempre estavam acontecendo”, pontuou.
“A gente está trabalhando aqui, tendo também as margaridas e os garis. Trabalho de domingo a domingo. E também tem a equipe de hidrojato, como você falou. Nesse período chuvoso, a gente já faz aquele serviço de prevenção, trabalho nos córregos”, acrescentou.
Segundo ele, o planejamento envolve mais de 70 mananciais urbanos. “São mais de 70 córregos de Rio Branco. A gente já tem esse planejamento junto com a Defesa Civil, junto com a Seinfra e a Emurb também, levando sempre essa solução, essa melhoria e essa precaução também”, observou.
O secretário reforçou que a atuação é antecipada, acompanhando as condições climáticas. “A gente acompanha a meteorologia, já fica com o serviço de plantão para as emergências. Você vê a alagação e, após a alagação, a gente sempre está trabalhando junto com a Defesa Civil e já levando esse serviço de excelência. Eu quero parabenizar a nossa equipe da Secretaria de Cuidados com a Cidade, porque eles são bastante eficientes. Então, a gente já fica antenado e já levando esse serviço de urgência”, pontuou.

Foto: Jardy Lopes
De acordo com Tony Roque, a estrutura operacional é ampla. “Colaboradores em geral, em torno de 500 colaboradores, entre margaridas e garis e tem a Limpebrás que tem em torno de 200 colaboradores, que são os garis. Esse planejamento entra nessa programação de coleta”, afirmou.
“Só aqui nessa região central, na parte alta e na parte baixa, na parte do centro, que é a parte turística, ali na calçada da Gameleira, tem em torno de 60 colaboradores entre margaridas e garis. Pode chover, pode fazer sol, o plantão está sempre de prontidão”, acrescentou.
Além da área central, Tony Roque destacou a manutenção dos parques e espaços públicos, como o Horto Florestal e o Parque Ambiental Chico Mendes, exemplos de áreas cuidadas pela secretaria.
“Eu morei no Rio de Janeiro quase 10 anos, sou advogado há 23 anos, mas vou falar aqui para você: o espaço verde que eu vejo aqui, particularmente, é o melhor. O verde deles não chega nem perto do nosso”, destacou.
Assista ao vídeo:


















