Foto: Jardy Lopes/ac24horas
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação de Rio Branco, Alysson Bestene (Progressistas), reafirmou nesta sexta-feira (13) sua lealdade ao Progressistas e declarou que seguirá ao lado do prefeito Tião Bocalom (PL) em eventual candidatura ao Governo do Acre. As declarações foram feitas durante a transmissão especial do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria 2026, promovido pela Prefeitura e exibido pelos canais oficiais do ac24horas.
“Minha relação com o governador Gladson não muda nada. Ele é meu candidato ao Senado. Meu carinho, minha irmandade com o governador Gladson não é de agora. A gente caminha nas fileiras do Progressistas há muito tempo e entende que a vice-governadora, Mailza Assis, que também é uma grande amiga, naturalmente assume a partir do dia 4”, afirmou Alysson.
Sobre sua permanência no Progressistas e o apoio ao prefeito, ele reforçou: “Por estar dentro da gestão do prefeito, de caminhar desde 2012, a gente tem esse comportamento de estar ao lado dele nessa caminhada política para o governo. A gente sabe que ainda tem muitas conversas. É um momento de pré-campanha, diálogos vão ocorrer nos partidos, mudanças de partido também. E a gente espera que isso seja de forma natural”, destacou.
Foto: Jardy Lopes/ac24horas
“No meu caso, eu sou Progressistas, de forma muito ética. Vou conversar com o partido. Se tiver que me ausentar naquele período, pelo menos durante a campanha eleitoral, a gente vai se ausentar. Minha ideia não é sair do Progressistas, mas dar todo o suporte e continuar trabalhando nesse segmento”, acrescentou.
Durante a entrevista, Alysson também abordou temas centrais da gestão, como a ampliação de vagas em creches e o calendário letivo de 2026. Ele destacou a abertura de 2,2 mil novas vagas, número superior às 1,6 mil ofertadas em 2025. “Nós estamos ofertando duas mil e duzentas vagas. Ano passado a gente ofertou mil e seiscentas. Esse ano a gente ampliou para duas mil e duzentas”, explicou.
O secretário anunciou ainda a entrega de novas unidades: “Uma lá na Vila Acre, com capacidade para 300 crianças, e outra na região da Defesa Civil, com capacidade para 280 crianças. Então a gente vai ampliar ainda mais essas vagas. É um cuidado que a Prefeitura de Rio Branco tem buscado fazer, com vários investimentos, modernizando também a gestão da educação. Todos esses investimentos estão pensando na população que mais precisa”, disse.
O início do ano letivo está previsto para 10 de março, atendendo cerca de 23 mil alunos da rede municipal, da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental. “Dia 10 de março a gente inicia toda a nossa rede. Totalizando em torno de 23 mil alunos. A ideia é exatamente isso: cada vez mais melhorar a educação”, afirmou.
Foto: Jardy Lopes/ac24horas
A meta da secretaria é encerrar o calendário dentro do próprio ano civil. “Esse planejamento que inicia dia 10 de março, dentro do nosso calendário a gente planejou para finalizar no dia 31 de dezembro. A nossa expectativa é que esse ano a gente possa iniciar e deixar dentro do ano, para que a gente tenha 200 dias letivos dentro do mesmo ano”, explicou.
Na área estrutural, Alysson destacou o credenciamento de cinco novas escolas. “O credenciamento é aquela escola padrão, que passa por todas as adequações: acessibilidade para cadeirantes, banheiros para PCD, projeto de combate a incêndio, toda a segurança. A gente prepara ela toda para receber os alunos nas melhores condições”, disse.
Alysson ressaltou que os projetos da Prefeitura priorizam a população. “Os nossos projetos da prefeitura, tem muita coisa boa para acontecer no município. São várias obras, vários projetos acontecendo. Tem muita coisa em andamento que, ao longo de 2026, nós vamos entregar. Quem ganha é a população”, afirmou.
Ele defendeu a continuidade do projeto político do grupo: “Todos nós entendemos que é um projeto só. Muitos diziam, no passado, que nós, nesse campo da direita, não entregaríamos o que estamos fazendo hoje. Com a chegada do governador Gladson, o Estado mudou, a forma de fazer política mudou. A gente vê a agricultura, a produção, cada vez mais crescendo, e isso precisa de continuidade”, observou.
Por fim, Alysson garantiu que o foco segue sendo Rio Branco e a população que mais precisa. “Aqui em Rio Branco não é diferente. A gente vai continuar trabalhando. São muitos projetos que o prefeito Tião Bocalom e toda a nossa equipe têm para dar continuidade e entregar para a população, principalmente para aqueles que mais precisam. Vamos chegar com a prefeitura a todos os bairros, onde mais se necessita, desde obras de grande impacto até ações sociais que a gente tem buscado fazer bastante pela nossa população”, concluiu.
Assista à entrevista: