Das cinco cidades do Vale do Juruá, só em Cruzeiro do Sul haverá carnaval este ano. O público esperado é superior a 40 mil pessoas. Os demais municípios não vão ter folia neste final de semana por diferentes motivos.
Mâncio Lima, que sempre teve folia às margens do Rio Japiin, cancelou a festa deste ano por problemas no cronograma das obras da Alameda das Águas. “O espaço passa por um processo de revitalização e melhorias estruturais e em virtude do andamento da obra, das condições climáticas do período e das limitações logísticas para a conclusão dos serviços dentro do cronograma necessário, a Alameda não estará apta a receber, com segurança, toda a estrutura exigida para eventos de grande porte durante os próximos meses”, diz a prefeitura.
Em Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal , não há tradição de realização do evento e não há festas públicas marcadas.
Em Porto Walter, a assessoria do prefeito César Andrade informou que no município não há tradição de Carnaval, que a gestão tem outras prioridades e por isso não haverá festa momesca.
Em Rodrigues Alves, a prefeitura afirma que realiza anualmente o Carnaval Fora de Época durante o Festival da Banana, que este ano ocorrerá em julho, junto ao aniversário da cidade.
Em Marechal Thaumaturgo, a prefeitura diz que não realiza a festa porque a maior parte da população é evangélica. “Os munícipes não têm a tradição de pular carnaval em Marechal e a maior parte da população é evangélica”, citou a prefeitura.
Cruzeiro do Sul
Em Cruzeiro do Sul, a folia deverá ser a maior dos últimos anos e a expectativa da organização é de um publico superior a 40 mil pessoas na Praça Orleir Cameli. A festa será aberta no sábado, 14, com uma corrida à fantasia e seguirá até terça-feira, 17, numa parceria da prefeitura com a iniciativa privada.
No município, o esquema de segurança contará com mais de 100 homens por noite das Polícias Militar e Civil, além de seguranças particulares. A Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Exército, atuarão nas entradas e saídas do município. As 30 câmeras de segurança do videomonitoramento também serão usadas para garantir um carnaval seguro para as famílias do município, onde a folia vai começar às 17 horas e segue até às 3h da manhã.

“Estamos preparados para um público de mais de 40 mil pessoas, tudo com muita segurança para as famílias. O prefeito Zequinha Lima quer que todos se divirtam com muita segurança”, pontua o Secretário da Casa Civil, Ney Williams.


















