O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmou, em entrevista ao ac24horas, durante a abertura do Carnaval Rio Branco Folia 2026, que a gestão municipal pretende ampliar o abastecimento de água na capital e que a meta é fazer com que toda a região do Segundo Distrito seja atendida por poços artesianos.
O prefeito disse que a proposta é direcionar o abastecimento do Segundo Distrito para os poços, o que permitiria reforçar o fornecimento em outras áreas da cidade.
“Vamos ver se a gente bota o Segundo Distrito todo com água de poço. Quando a gente colocar todo o Segundo Distrito com água de poço, essa água vai sobrar para o Primeiro Distrito”, declarou.
Bocalom afirmou que a experiência realizada no conjunto habitacional Cidade do Povo foi exitosa. “Já perfuramos de sete a dez poços artesianos, com capacidade de até 10 mil litros por hora cada um. A gente quer incorporar uma quantidade grande desses poços”, afirmou.
Além disso, segundo ele, a prefeitura já está preparando a licitação para a instalação de mais cinco grandes reservatórios, com o objetivo de aumentar o tempo de reserva de água.
Atualmente, a capacidade garante abastecimento por cerca de cinco a seis horas. Segundo Bocalom, a intenção é ampliar esse período para mais de 10 horas, reduzindo os impactos quando houver falhas nas bombas.
Ele acrescentou que a gestão também tem atuado na recuperação de bombas, estações de captação e na ampliação da rede de distribuição. Segundo Bocalom, mais de R$ 11 milhões foram economizados, valor que, de acordo com ele, tem contribuído para os investimentos no sistema.


















