Extra Total

Varejo do Acre encolhe 4,8% em janeiro e inicia 2026 em queda

Por
Lucas Vitor

O comércio varejista do Acre iniciou 2026 em retração. De acordo com dados do Índice do Varejo Stone (IVS), divulgados nesta quarta-feira, 11, o volume de vendas no estado caiu 4,8% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2025, acompanhando o cenário negativo observado em praticamente todo o país.

No levantamento nacional, as vendas do comércio brasileiro recuaram 1,3% em janeiro frente a dezembro e registraram queda de 5,9% na comparação anual. No recorte regional, apenas o Amapá apresentou crescimento (2,9%) em relação a janeiro do ano passado. O Acre aparece entre os estados com retração intermediária, mas ainda assim significativa, refletindo um ambiente econômico desafiador.

Embora o estudo não detalhe os dados setoriais por estado, no cenário nacional todos os oito segmentos analisados registraram queda na comparação anual. A maior retração foi observada no setor de Combustíveis e Lubrificantes (15,1%), seguido por Artigos Farmacêuticos (7,5%), Tecidos, Vestuário e Calçados (6,7%) e Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (5,5%). Também apresentaram desempenho negativo Material de Construção (4,7%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (4,6%), Hipermercados, Supermercados e produtos alimentícios (4,2%) e Móveis e Eletrodomésticos (2,3%).

Compartilhe
Por
Lucas Vitor