Novos critérios para a realização do exame prático de direção veicular foram estabelecidos nesta quarta-feira, 11, pelo Detran Acre, por meio da Portaria nº 85/2026. As mudanças atualizam os procedimentos e mudam alguns elementos das provas para os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A principal alteração atinge a categoria “B” (carro). A baliza deixa de ser exigida no exame prático. Outra mudança autoriza o uso de veículos automáticos e elétricos nos exames práticos das categorias A e B (moto e carro). O candidato pode realizar a prova em veículo da autoescola, com instrutor credenciado ou até mesmo em veículo particular, desde que atenda às exigências do órgão.
Segundo a presidente do Detran/AC, Taynara Martins, a medida já está em vigor em todo o estado. “O Detran Acre vem se adequando com essa flexibilização que houve. Nós estamos nos adequando e a partir de hoje nós já publicamos a portaria aqui estadual que regulamenta a questão dos exames práticos. Com essa mudança nós retiramos a baliza para a categoria B.”
Ela também destacou a ampliação das possibilidades para realização das provas. “Nós temos a possibilidade de realizar as provas práticas em carros elétricos, em carros automáticos, tanto nas autoescolas quanto com o instrutor credenciado junto ao Departamento de Trânsito.”
De acordo com a presidente, a nova regulamentação também altera o sistema de pontuação do exame prático. “Uma mudança também que nós pudemos ver agora com essa flexibilização é a questão da pontuação, que antes eram quatro pontos e a pessoa já reprovava, e agora mais que dobrou essa pontuação. Então tem mais oportunidades para que o candidato consiga realmente obter a sua CNH, que é tão almejada por muitos.”
Assista:


















