A articulação política do governo está focada na montagem de duas chapas para a disputa das vagas de deputados federais, com o objetivo de eleger os oito representantes que compõem a bancada acreana.
Essa iniciativa faz parte de uma estratégia mais ampla alinhada à aliança com o MDB, visando consolidar a candidatura de Mailza Assis Cameli, atual vice-governadora, ao governo do estado pela Federação PP/União Brasil.
Dentro dessa proposta, o MDB tem papel central e será fortalecido por meio da migração de pré-candidatos de outros partidos. Entre os nomes cotados para integrar a sigla estão Pedro Longo, Minoru Kimpara e Ney Amorim, todos com perfis de destaque na política local e que poderão agregar força à legenda nas próximas eleições.
Por outro lado, o Republicanos trabalha as reeleições do deputado Roberto Duarte e Antônia Lúcia e a Federação PT/PC do B/PV sonha em fazer um tirando vagas do projeto da aliança governista.
“A candidatura do prefeito Bocalom ao governo não tem volta. O Acre precisa de um governador como ele, tem trabalho e é honesto”. (Ailton Oliveira, assessor de comunicação)
. Chega a informação de que a ex-deputada Vanda Milani (PSDB) poderia, em tese, migrar para o Republicanos e apoiar Alan Rick ao governo.
. De acordo com uma fonte tucana, Alan teria conseguido, em Brasília, trazer o PSDB para uma aliança formada pelo Republicanos/Novo.
. A informação está nos bastidores, não foi oficializada pela direção do PSDB.
. Alan Rick tem uma carta na manga importante para negociar: o primeiro suplente, Gemil Junior, que poderá (Alan sendo eleito) migrar para um novo partido.
. No dia três de abril qualquer deputado estadual, federal, governador ou senador poderá mudar de partido em seguida se filiar a outro.
. É a janela partidária prevista na lei eleitoral.
. Mudando de assunto, diz o presidente Lula que, “se o Trump soubesse que sou descendente de Lampião teria mais cuidado ao me enfrentar”.
. Sem etarismo, um estado de demência e problemas de cognição em um senhor de 80 anos é compreensível.
. “Ninguém nasceu para semente”, dizia a avó do Macunaíma!
. Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, depois da humilhação pública pelo clã Bolsonaro, se aproximou de Lula que deverá garantir sua reeleição ao Senado no Piauí.
. Em se tratando de política e eleição só confie numa pessoa se ela for a sua mãe.
. Para garantir a reeleição, apesar de setores do governo não gostarem, o movimento político feito pelo deputado Adailton Cruz (PSB), é correto.
. Fez a opção para continuar na Aleac!
. O vereador Matheus Paiva vai compor a chapa de deputado estadual do partido.
. Aliás, o primeiro teste para muitos vereadores do primeiro mandato será a eleição deste ano em que muitos pretendem concorrer… Zé Lopes (Republicanos) é um deles.
. Aliás, o 1º suplente do Zé Lopes, pelas informações que tenho, pode encomendar o paletó.
. É vero!
. A cúpula do Republicanos em Brasília anda trocando figurinha com a direção nacional do PL e o Acre é um figura importante na geografia da direita bolsonarista.
. Peças do jogo poderão ser removidas bem antes das convenções partidárias.
. Enquanto a direita está dividida no Acre, Jorge Viana vai comendo pela borda! Duvidas? Vai duvidando…
. Bom dia!