Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
Levantamento da ONG Fiquem Sabendo, com base na ferramenta Agenda Transparente, mostra que o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), teve três compromissos nominais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os anos de 2023 e 2025.
De acordo com os dados, foram dois encontros presenciais e um remoto registrados na agenda oficial do presidente da República no período analisado. No ranking nacional de governadores, Gladson aparece entre os gestores que tiveram menor número de compromissos diretos com Lula ao longo dos três primeiros anos do atual mandato presidencial.
O levantamento considera apenas compromissos nominais registrados oficialmente, incluindo reuniões presenciais, videoconferências e telefonemas. No topo da lista aparece o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), com 12 compromissos presenciais e três remotos. Em seguida, está Elmano de Freitas (PT), do Ceará, com 10 encontros registrados.
Outros governadores que aparecem à frente do Acre são Helder Barbalho (MDB), do Pará, com nove compromissos, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, com seis registros (cinco presenciais e um remoto).
Entre os estados da Região Norte, além do Acre, o levantamento aponta que Clécio Luís (Amapá) teve dois compromissos e Antonio Denarium (Roraima) registrou três.