Região Norte

Tráfico humano: Damares aponta possível interesse de Epstein no Amapá

Por
Terezinha Moreira

Documentos liberados recentemente pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, que reúnem mais de três milhões de páginas sobre o caso do financista Jeffrey Epstein, morto em 2019, citam o Amapá em uma proposta de compra de uma área de floresta no estado. O e-mail menciona o valor de US$ 25 milhões, sem confirmação de que a negociação tenha sido concluída.

Segundo o conteúdo revelado, a mensagem trataria de um suposto esquema de “preservação” da área com vistas a uma futura revenda a compradores chineses, com fins lucrativos. No entanto, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) levantou a hipótese de que o real interesse de Epstein no Amapá poderia ter motivação criminosa, relacionada a uma rota internacional de tráfico humano.

“Estou horrorizada com tudo que estou lendo”, afirmou a senadora em vídeo divulgado em seu perfil oficial nas redes sociais. Damares destacou que os arquivos fazem mais de nove mil menções ao Brasil e chamou atenção para a posição geográfica do Amapá, que faz fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname.

Segundo a parlamentar, a localização estratégica do estado poderia integrar um corredor transnacional usado para o tráfico de pessoas, o que explicaria o interesse de Epstein na região, conforme os documentos analisados.

Compartilhe
Por
Terezinha Moreira