A equipe do Navio Hospitalar Dr Montenegro, que chegou à Cruzeiro do Sul na última sexta-feira,6, iniciou os atendimentos à população na segunda-feira, 9, e já no primeiro dia beneficiou mais de 120 pessoas. Os serviços ofertados incluem atendimentos médicos e odontológicos, exames laboratoriais, raio-x, mamografia, vacinação e dispensação dê medicamentos.
O comandante do Navio, capitão de corveta Camerino, ressaltou a importância da parceria com o município e destacou a meta de ampliar ainda mais o número de atendimentos.
“Cruzeiro do Sul escreve mais uma vez a história dessa parceria que já dura 26 anos. Ontem realizamos 120 atendimentos e nossa meta é superar esse número diariamente, ajudando a desafogar o SUS”, explicou o comandante.
Segundo o comandante Camerino, a expectativa é alcançar entre 15 mil e 20 mil atendimentos até o fim da missão, prevista para meados de abril, incluindo ações nas zonas rural e Terra Indígena.
“Após o Carnaval, vamos atender regiões como o Rio Liberdade e as aldeias katukinas, sempre em parceria com a Prefeitura de Cruzeiro do Sul e a Secretaria de Saúde. Essa união de esforços é fundamental para levar dignidade e atendimento de qualidade à população”, destacou.
Nesta terça-feira, 10, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima esteve a bordo do Navio, foi recepcionado pelo comandante Marcelo Camerino, visitou as instalações e acompanhou de perto os atendimentos de saúde realizados na embarcação.
Ele destacou a importância da parceria para o fortalecimento da saúde pública no município e para a redução da demanda nas unidades fixas de atendimento.
“Fazer esse atendimento no período das cheias do Rio Juruá é motivo de orgulho e alegria para nós. O navio traz médicos, raio-X, laboratório e medicamentos. Isso reforça a saúde municipal, ajuda a aliviar as filas dos postos, da UPA e do hospital. As famílias vêm, se consultam e já saem com o medicamento. É exatamente esse tipo de parceria que fortalece a saúde dentro do nosso município”, afirmou o prefeito.
Zequinha ressaltou ainda que a Prefeitura atua diretamente no apoio logístico e na integração das equipes, garantindo que os atendimentos cheguem também às comunidades mais distantes.
“Todos os anos faço questão de acompanhar de perto esse trabalho. Nossa equipe de saúde esteve aqui previamente para alinhar a logística, porque o atendimento não acontece só no navio, mas também em outras comunidades”, completou.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira explica que no navio os atendimentos ocorrem por livre demanda, com organização por ordem de chegada.
“O atendimento se dá por livre demanda, ou seja, a população pode chegar e é traçado um sistema de ficha, por ordem de chegada, que organiza o limite do dia no próprio navio. A gente consegue fazer alguns acompanhamentos, encaminhamentos excepcionais, se for notado essa necessidade, e essa logística tem atribuições divididas. Os médicos, enfermeiros, dentistas e demais profissionais da Marinha também passam a integrar temporariamente a nossa rede municipal em alguns atendimentos . Eles atendem nos nossos postos, utilizam nossas estruturas e equipamentos.”, detalhou Marcelo Siqueira.
Para a população, a iniciativa representa mais acesso, comodidade e agilidade no atendimento. Moradora do bairro Cruzeirinho, Maria Regiane Pedroso levou os dois filhos para consulta e destacou a importância da ação.
“Eu acho muito importante esse atendimento porque facilita bastante para quem mora mais distante”, relatou.
Outra usuária atendida foi Maria de Fátima da Silva de Oliveira, moradora do bairro da Várzea, que ressaltou a facilidade de acesso aos serviços.
“É muito bom, gostei muito do atendimento, já fiz mamografia e ultrassom e vou voltar para o médico. Aqui o acesso é fácil e ajuda bastante a gente”, afirmou.