Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O governador Gladson Cameli (PP) aproveitou a cerimônia de posse de novos servidores da Educação, realizada nesta terça-feira (10), no Teatro da Universidade Federal do Acre, para fazer uma demonstração pública de alinhamento com a vice-governadora Mailza Assis, destacando sua participação direta na condução do governo e rebatendo críticas e ataques que, segundo ele, são motivados por interesses políticos.
No discurso, Gladson fez questão de agradecer nominalmente a vice, afirmando que Mailza teve “participação ativa em todas as ações governamentais” e que foi decisiva em momentos considerados mais difíceis da gestão, entre 2019 e 2026. O governador classificou a vice-governadora como “leal” e “uma mulher séria”, reforçando que ela esteve ao lado do Executivo para manter o equilíbrio fiscal e econômico do Estado.
“A parceria e a lealdade da minha vice-governadora Mailza Assis. Ela tem tido uma participação ativa em todas as ações governamentais, é leal, é uma mulher séria e que nos momentos mais difíceis esteve sempre ao meu lado, para que nós não perdêssemos a linha da governância, para que nós possamos sempre manter o equilíbrio fiscal e econômico”, afirmou Gladson.
A fala ocorre em um momento em que Mailza é apontada como pré-candidata ao governo do Acre e deve assumir o comando do Estado a partir de abril, com a saída de Gladson. No evento, o governador tratou a vice como peça central do governo e sinalizou publicamente que ela integra o núcleo de decisões e de sustentação política da atual gestão.
Além do gesto político, Cameli também aproveitou o espaço para responder críticas feitas desde o início do mandato e ataques que, segundo ele, continuam ocorrendo mesmo com resultados apresentados pelo governo. O governador lembrou que, em 2018, antes de assumir o Palácio Rio Branco, havia previsões de que ele atrasaria salários, não realizaria concursos e não contrataria servidores. Em seguida, apontou que a posse de novos profissionais seria uma resposta direta a quem “torceu contra”.
“Diziam que eu ia atrasar a folha de pagamento, que eu não ia contratar ninguém, que eu não ia fazer concurso público. Isso aqui é a resposta para os que torceram contra. Essa é a resposta para quem ainda torce contra”, declarou.
Gladson também elevou o tom ao afirmar que adversários tentam criar “desordem” e promover um “assassinato de reputação”, criticando o que chamou de ataques “em formas mais baixas” por parte de pessoas com “ambições eleitorais e políticas”. Segundo ele, não pretende entrar em embates e vai concentrar esforços em ações administrativas.
“Eu não vou estar respondendo ataques. Deixa eles perderem o tempo de me atacar porque eu vou estar fazendo isso aqui: convocando, trabalhando, inaugurando obras”, disse.
No encerramento, o governador ainda usou uma expressão popular para reforçar que não se sente abalado pelas críticas e que pretende seguir com a agenda de governo até o fim do mandato. “Sou igual massa de bolo: quanto mais bate, mais fofo fica”, afirmou, sob aplausos.
A fala do governador foi, basicamente, uma repetição do que ele disse ontem, durante a cerimônia de posse de 67 novos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), no auditório da instituição.
Relembre a fala de Gladson na segunda-feira (9): Gladson fala em “assassinato de reputação” e manda recado a adversários: “Pode bater”
Antes do discurso do governador Gladson Cameli, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior (PP), já havia feito uma defesa pública do chefe do Executivo e criticado a postura de opositores, em uma manifestação diante da plateia lotada no auditório do Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. A fala reforçou o clima de coesão política do grupo que comanda o Estado.
“O senhor é um cara democrático. Eu sei que tem sempre alguém que critica, se o senhor pintar o Acre todo de ouro as pessoas vão ser contra, porque nada adianta para quem não acredita no Acre e não quer ver o Acre crescer”, declarou Nicolau.