Menu

Avião do garimpo ilegal é interceptado entre Pará e Amapá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um piloto foi multado em R$ 6,03 milhões e vai responder por crime ambiental após ser flagrado durante uma operação do Ibama e da Polícia Federal contra o garimpo ilegal na divisa entre o Pará e o Amapá. A ação ocorreu em uma pista de pouso clandestina, no município de Laranjal do Jari (AP).

O momento da interceptação da aeronave foi registrado em vídeo pelos agentes. A identidade do piloto não foi divulgada. Segundo o Ibama, a multa foi aplicada por descumprimento de embargo da pista e por envolvimento com atividade garimpeira ilegal.

Anúncio

A aeronave, que havia sido adaptada para o transporte de cargas, estava carregada com suprimentos destinados a abastecer áreas de garimpo e foi inutilizada no local. Ainda de acordo com o órgão ambiental, a operação teve como alvos aeródromos clandestinos e dois portos usados como apoio logístico para o transporte de máquinas, peças e mantimentos até áreas de extração ilegal de minérios.

A ofensiva ocorreu entre os dias 3 e 8 de fevereiro, nas áreas da Estação Ecológica (Esec) do Jari e da Floresta Estadual do Paru, onde a mineração é proibida. No local, os agentes apreenderam cerca de 43 mil litros de combustível.

A região, conhecida como Floresta dos Angelins Vermelhos Gigantes — que abriga algumas das maiores árvores da Amazônia —, vem sofrendo forte pressão do garimpo ilegal. Somente em 2026, já foram registrados 41 alertas de ocorrência, o que motivou a intensificação da fiscalização.

Ao todo, a operação resultou na destruição de quatro escavadeiras hidráulicas, dois tratores, um avião, um caminhão, 17 embarcações, 13 motores de popa, seis quadriciclos, cinco geradores e nove motores usados no garimpo.

A Estação Ecológica do Jari é uma Unidade de Conservação Federal de proteção integral, onde qualquer forma de exploração mineral é proibida por lei. A ação conjunta do Ibama e da Polícia Federal busca conter a expansão do garimpo ilegal e proteger os ecossistemas da região.

Veja o vídeo:

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido