Foto: David Medeiros
As forças de segurança pública do Acre apresentaram em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 10, o plano de atuação para o período do Carnaval, com foco na prevenção de incidentes e fiscalização nas áreas de eventos. A estratégia reúne Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, órgãos de trânsito e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública.
O comandante do Corpo de Bombeiros em exercício, Éden Santos, afirmou que a corporação atua de forma preventiva e operacional desde a fase de planejamento. Segundo ele, “o Corpo de Bombeiros está pronto para atuar frente a qualquer possibilidade de incidente, com um trabalho que começa de forma preventiva, antes mesmo do início do evento”.
O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) é responsável pelas ações de prevenção e resposta a emergências, com foco em:
• Segurança contra incêndio e pânico
• Prevenção e combate a incêndios
• Salvamento, resgate e atendimento pré-hospitalar
O efetivo empregado será de 8 bombeiros militares por noite, distribuídos em guarnições de socorro e salvamento, com apoio de viaturas operacionais. As equipes atuam diariamente das 16h ou 17h até 3h, conforme o cronograma do evento, permanecendo de prontidão durante todo o período das festividades.
Ele informou que o projeto técnico dos eventos está em análise e será aprovado antes da programação. Na Praça da Revolução, haverá nove bombeiros atuando diretamente, além do reforço dos batalhões da capital, com viaturas de salvamento, combate a incêndio e suporte. A atuação também ocorrerá em municípios do interior onde houver eventos com grande público.
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Cleilton Videira, destacou o reforço no atendimento durante o período carnavalesco. “Teremos equipes de pronto emprego em prontidão e delegacias funcionando para atender qualquer tipo de ocorrência”, afirmou. Ele ressaltou atenção especial aos casos de violência contra a mulher e destacou que haverá estrutura específica para recepção dessas denúncias, além de reforço policial para diligências.
Na área de trânsito, o diretor em exercício da RBTrans, Marcos Santo, informou que as principais vias no entorno da Praça da Revolução terão interdições. Ele acrescentou que agentes atuarão com apoio do Detran e do BPTran, garantindo orientação aos condutores, sinalização adequada, rotas alternativas e fiscalização contínua para reduzir acidentes, especialmente os relacionados ao consumo de bebida alcoólica.
As ações de trânsito são coordenadas pelo Detran/AC, por meio da CIFTRAN, em conjunto com a RBTRANS e o BPTRAN, com o objetivo de garantir fluidez, segurança viária e prevenção de sinistros.
Efetivo
• 7 agentes de trânsito por noite, entre equipes motorizadas, motociclistas e supervisão operacional.
As interdições ocorrem uma hora antes do início das festas e incluem:
• Avenida Floriano Peixoto × Rua Rio Grande do Sul
• Avenida Getúlio Vargas × Rua Rui Barbosa
• Rua Rui Barbosa × Rua Franco Ribeiro
• Avenida Brasil × Rua Marechal Deodoro (acesso exclusivo para pedestres)
• Avenida Getúlio Vargas × Avenida Brasil
• Rua Rui Barbosa × Rua Marechal Deodoro
Também haverá alteração temporária do sentido da Rua Franco Ribeiro, no trecho entre a Rua Rui Barbosa e a Avenida Brasil.
A tenente-coronel Jokebed Taveira, da Polícia Militar, afirmou que a corporação mantém planejamento específico tanto para os eventos quanto para áreas com maior incidência criminal. “A área da festa já está delimitada e organizada, o que nos permite esperar um carnaval tranquilo e seguro”, disse. Sobre possíveis impactos de conflitos entre facções, ele informou que há policiamento direcionado para regiões sensíveis, sem prejuízo da segurança nos eventos festivos.
O presidente do Iapen, Marcos Frank, explicou que a Polícia Penal atuará na fiscalização de pessoas monitoradas por tornozeleira eletrônica. “Vamos fiscalizar, principalmente, a área de exclusão determinada pelo Judiciário, para impedir a presença de pessoas que não podem frequentar o evento”, afirmou. Segundo ele, casos de descumprimento serão comunicados ao Judiciário, que decidirá sobre a manutenção da medida.
As equipes realizam rondas, abordagens quando necessário e acompanhamento em tempo real de alertas emitidos pelo sistema de monitoramento eletrônico, em articulação com as demais forças de segurança.
Já o diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, destacou a integração entre todas as forças. “Existe uma congregação de esforços para garantir um carnaval seguro, tranquilo ”, afirmou. Ele atribuiu a redução de ocorrências graves nos últimos anos ao planejamento integrado e à maior conscientização da população durante o período carnavalesco.
HORÁRIO E LOCAL DAS FESTAS
• Datas: 13 a 17 de fevereiro de 2026
• Horário: a partir das 17h, com encerramento entre 2h e 3h
• Local: Praça da Revolução e entorno da Prefeitura de Rio Branco
• Município: Rio Branco (AC)
Assista ao vídeo: