Menu

Único cemitério pet do Acre é licenciado e volta às atividades, diz proprietária

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Cemitério Jardim dos Animais, empreendimento voltado ao sepultamento de pets no Acre, regularizou documentos e alvarás junto aos órgãos competentes e voltou a funcionar. O Ministério Público do Acre tinha recomendado a suspensão das atividades em abril de 2025, por supostos riscos de contaminação.


Foto: Arquivo Pessoal/cedida

Em nota encaminhada por Rejane Campos Ribeiro, dona do empreendimento, o cemitério foi inaugurado em agosto de 2024 e iniciou suas atividades com licenças expedidas pelo município de Senador Guiomard, já que, na época, o entendimento técnico era de que o ramal onde está localizado integrava o território do município.

Anúncio


No entanto, segundo o relato, os responsáveis foram posteriormente informados sobre uma alteração no marco territorial e o local passou a ser reconhecido como pertencente à zona rural de Rio Branco. “Diante dessa redefinição, foi imediatamente iniciado o processo de adequação e regularização junto aos órgãos de controle da capital, em estrito cumprimento à legislação ambiental vigente”, disse Rejane ao ac24horas.


Ainda conforme a empresária, a regularização foi concluída com a emissão da Licença de Operação e da Certidão de Viabilidade, concedidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (SEMEIA).


Segundo Rejane Campos Ribeiro, o Jardim dos Animais é o primeiro cemitério pet do Estado e que o espaço surgiu como alternativa para oferecer uma despedida digna aos tutores. “O Jardim dos Animais é o primeiro cemitério pet do Estado do Acre e surgiu da necessidade de oferecer uma despedida digna aos animais de estimação, considerados por seus tutores verdadeiros membros da família”, afirmou.


Campos ainda ressaltou o caráter emocional do serviço, afirmando que muitos tutores se sentem desamparados no momento da perda. “Entendemos que a dor da perda é inevitável, porém uma despedida digna conforta o coração”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido